Topo

Pacquiao vence em decisão polêmica e é vaiado; rival fala em roubo e pensa em aposentadoria

Em luta equilibrada. Pacquiao derrotou Márquez; mexicano se revoltou com decisão dos juízes - Julie Jacobson/AP
Em luta equilibrada. Pacquiao derrotou Márquez; mexicano se revoltou com decisão dos juízes Imagem: Julie Jacobson/AP

Das agências internacionais

Em Las Vegas (EUA)

13/11/2011 07h48

Manny Pacquiao manteve o cinturão dos meio-médios da Organização Mundial de Boxe (OMB). Nesta madrugada, o filipino derrotou o mexicano Juan Manuel Márquez por pontos. A decisão dos juízes não agradou muito ao público, que vaiou o resultado da luta.

Os dois lutadores já haviam se enfrentado duas vezes, também em combates muito equilibrados. No primeiro, em 2004, houve empate. Quatro anos depois, Pacquiao ganhou por pontos, em resultado bastante contestado por Márquez.

Antes da luta começar, houve uma homenagem a Joe Frazier. O ex-boxeador morreu na última segunda-feira, vítima de um câncer no fígado. A histórica luta dele contra Muhammad Ali, em 8 de março de 1971, foi lembrada. Apenas com toques do gongo, o público respeitou um minuto de silêncio.

A luta, realizada em Las Vegas, teve um início equilibrado. Pacquiao tomou a iniciativa, mas aos poucos Márquez conseguiu encaixar bons golpes. No fim, a decisão coube aos juízes. Um deles deu empate (114 a 114); os outros dois consideraram Pacquiao vencedor (115 a 113 e 116 a 112).

O filipino, que completou 15 lutas sem perder, embolsou um prêmio de US$ 25 milhões. Irritado, Márquez reclamou muito do resultado. “Acho que se nas duas primeiras lutas houve roubo, esta foi ainda mais clara. É duro quando você luta contra o adversário e também contra os juízes”, desabafou.

O mexicano até cogitou a hipótese de se aposentar, tamanha a sua revolta. “Todos viram e sabem que ganhei. Acho que levantam Pacquiao como um boneco para que continue lutando. Estou indignado. Estas decisões desanimam qualquer um. Falarei com minha família e com minha equipe para ver se continuamos neste esporte ou se paro”, desabafou.

Pacquiao não deu ouvidos para as queixas do adversário. “Para mim, foi uma vitória clara. Tive méritos para vencê-lo. Ele não é um rival fácil”, disse. Sobre as vaias, o filipino foi irônico. “Meus fãs ficaram muito felizes porque eu venci”, provocou.

Cerca de 15 mil pessoas foram ao MGM Grand Garden Arena. Entre os espectadores, estava Mike Tyson, que já foi campeão dos pesos pesados.