Topo

Após treinos com Belfort, Zumbano estreia nos EUA e faz pressão em Holyfield

 Zumbano posa em treinos em Las Vegas com Vitor Belfort e Georges St-Pierre - Arquivo Pessoal
Zumbano posa em treinos em Las Vegas com Vitor Belfort e Georges St-Pierre Imagem: Arquivo Pessoal

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

18/01/2012 06h00

O brasileiro Raphael Zumbano vai começar no próximo dia 27 uma nova fase em sua carreira nos ringues de boxe. Instalado nos Estados Unidos desde o ano passado, o primo de Éder Jofre vai fazer sua estreia no maior celeiro do pugilismo mundial. O detalhe é que ele treinou com Vitor Belfort, um dos melhores “boxers” do MMA, e agora está agenciado por Arthur Pelullo, que já trabalhou com Popó. Toda esta mudança mantém a mira em Evander Holyfield, com quem o paulistano trava uma longa negociação.

Zumbano (31 vitórias, quatro derrotas e um empate) fará sua primeira luta nos EUA em Airway Heights, no estado de Washington. Ele encara o canadense Shane Andreesen (11 vitórias e três derrotas).

“Para mim está luta pode ser um divisor de águas. Vou estrear no maior celeiro do boxe mundial e agora estou trabalhando com um grande promotor, então mais pessoas estarão me vendo”, afirmou o descendente da tradicional família Jofre-Zumbano, que colocou mais de duas dezenas de homens no ringue.

Quando fala em ter pessoas lhe observando, Zumbano fala mais especificamente do ex-campeão Evander Holyfield. O brasileiro tenta um combate com o norte-americano desde o último ano, tendo feito propostas oficiais para desafiar o veterano de 49 anos.

Com a demora, o paulistano resolveu voltar a apertar Holyfield, agora por meio da internet. Nesta terça-feira, ele publicou em redes sociais: “Evander Holyfield, você vai lutar ou não? Vai correr?”. E explicou: “Vou mandar a mensagem todo dia, até ele se manifestar. Ou aceita ou se recusa. A proposta já está feita. Respeito e admiro muito tudo o que o Holyfield fez e, se ele não quiser lutar, tudo bem. Mas que fale.”

Holyfield vem de vitória contra Brian Nielsen, em maio, mas desde então não retornou aos ringues. O norte-americano segue na ativa em busca de mais um cinturão mundial, mas as negociações com os irmãos Klitschko, hegemônicos entre os pesados, nunca chegaram a um acordo.

Treinando com Belfort em Las Vegas

Zumbano é um lutador experiente, aos 30 anos, e já teve incursões pela Europa, mas sem grande sucesso. Desta vez, ele não se cercou de estrelas do boxe, mas procurou grandes nomes do MMA para os treinos. O principal foi Vitor Belfort.

“Foi maravilhosa essa experiência com o Vitor, ainda mais ao vê-lo ganhando aí no Brasil. Saber que de alguma maneira eu ajudei é ótimo”, disse ele, sobre o duelo de Belfort contra Anthony Johnson, no UFC Rio. “Eu não treinei MMA, apenas usei a estrutura da academia e participava dos treinos de boxe com ele. Mas já foi um aprendizado muito grande”

O lutador confirma que as mãos do compatriota são das mais ágeis e precisas. “Eu já tinha treinado uma vez com o Vitor e desde então vi que ele é excelente, não deixa a desejar para nenhum pugilista e até poderia tentar a carreira.”

Raphael Zumbano vem de uma longa série invicta no boxe. Ele não perde desde 2008 e já chega a 15 triunfos consecutivos. Primo de Eder, ele é neto de Ralph Zumbano, outra estrela dos ringues brasileiros, mas hoje se apresenta como o último da família que ainda segue a tradição com as luvas.