Topo

Duda volta aos ringues após expulsão do reality A Fazenda e disputa cinturão mundial

Duda disputa principal título feminino da Organização Mundial de Boxe nesta sexta - Reprodução/Facebook
Duda disputa principal título feminino da Organização Mundial de Boxe nesta sexta Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

16/03/2012 12h05

Ex-campeã mundial de boxe, a sérvia radicada no Brasil Duda Yankovich trocou as luvas de boxe pela enxada em 2011, confinada para o reality show A Fazenda. Expulsa de forma polêmica do programa, ela retomou os treinos e nesta sexta-feira tem mais uma chance de voltar ao topo da nobre arte, disputando cinturão mundial apesar de três tropeços recentes.

EX-TÉCNICO DE DUDA DIZ QUE TAPA EM REALITY ‘NÃO SURPREENDEU’

Dona de uma personalidade forte e intempestiva, Duda Yankovich não surpreendeu seus conhecidos quando acertou um tapa na cabeça de um de seus companheiros de confinamento em A Fazenda, reality da Record. Pelo menos é o que pensa Miguel de Oliveira, campeão mundial de boxe nos anos 1970 e ex-técnico da boxeadora sérvia.

“Ela tem um temperamento forte. Ela viveu sempre sob a responsabilidade dela mesma e é muito geniosa. Quem conhece a Duda não está surpreso com isso não. Alguém pode tê-la agredido verbalmente, e ela deu o troco”, disse Miguel.

Duda enfrenta na cidade colombiana de Barranquilla Enis Pacheco, pelo principal título feminino da Organização Mundial de Boxe, que está vago. A diferença de seus mais recentes combates é que ela teve a forte estrutura do MMA para ajudar em seus treinos no quadrilátero, tentando reverter a fase negativa, sem vencer desde 2008. A lutadora se mudou de São Paulo para o Rio de Janeiro e chegou a dizer que tentaria a sorte no MMA, mas aposta mais uma vez no boxe. Desta vez se preparou com Erivan Conceição ao lado de estrelas do nível de Minotauro, Cigano e Anderson Silva na academia Team Nogueira.

Tudo isso começou após sua saída do reality show da Record, em uma controvérsia. Ela deu um tapa no "peão" Thiago Gagliasso, por achar que durante uma brincadeira na piscina ele tocou em seus seios. Apesar de o golpe ter sido fraco, a direção d'A Fazenda considerou uma agressão e a eliminou do programa.

"Ali tudo é uma representação, Não é uma guerra, só situações que se criam e nisso acabei expulsa do reality show", afirmou Duda ao jornal colombiano El Heraldo.

Reality show à parte, Duda mais uma vez deixou para trás os rótulos de celebridade, para dar ênfase às lutas e a tentar retomar o auge como pugilista. "Já venci três colombianas, mas não sei como me sairei desta vez. Reconheço que Enir tem vantagem, por lutar em casa", disse ela. A colombiana tem apenas uma derrota em nove lutas.

POR ‘ADRENALINA’, DUDA TENTOU MMA EM PARALELO COM O BOXE

Duda Yankovich foi a primeira pugilista a levar a bandeira brasileira ao topo do boxe feminino, com seu cinturão mundial na categoria meio-médio ligeiro.

Experimentando uma nova vida nos últimos dois anos, Duda tentou em 2011 a volta por cima com uma novidade: acrescentou o MMA à extensa lista de lutas que pratica. Leia mais

Campeã pela Associação Internacional de Boxe Feminino (WIBA) entre 2006 e 2007, ela desceu de peso. O cinturão da OMB em jogo é o das leves, categoria na qual Duda diz se sentir mais à vontade, sendo que conquistou seu título da WIBA no peso meio-médio ligeiro.

"A colombiana é muito forte e agressiva, mas não gosto de papo antes da luta. Estou preparada mental, física e tecnicamente e disposta a fazer uma grande luta", acrescentou Duda, ao jornal.

A ex-campeã mundial de 35 anos tem um cartel de 11 vitórias e três derrotas, sendo que todos estes tropeços foram em seus combates mais recentes. Lutando fora de casa, Duda foi nocauteada por Holly Holm, nos EUA, perdeu por pontos para Esther Phiri, na Zâmbia, e caiu por nocaute para Anne Sophie Mathis na França, em 2011, pouco antes da entrar em A Fazenda.