Topo

Irmão de Muhammad Ali revela que lutador está à beira da morte e que mulher o afasta da família

Bastante debilitado pelo mal de Parkinson, Muhammad Ali estaria à beira da morte - REUTERS/Laura Segall
Bastante debilitado pelo mal de Parkinson, Muhammad Ali estaria à beira da morte Imagem: REUTERS/Laura Segall

Do UOL, em São Paulo

03/02/2013 11h09

Um dos maiores boxeadores da história, Muhammad Ali estaria à beira da morte, aos 77 anos. Em entrevista ao jornal inglês The Sun, Rahman Ali, irmão de Muhammad, revelou que o estado de saúde do ex-boxeador é grave e que "ele pode morrer daqui a poucos dias". Além disso, Rahman também afirmou que toda a família foi afastada de Ali pela mulher do lutador. Muhammad Ali sofre de mal de Parkinson, e tem os movimentos extremamente debilitados.

"A pior coisa que acontece com ele no momento não é a doença, e sim sua mulher (Lonnie Ali). Meu irmão não consegue falar, não me reconhece mais. E sua esposa continua me afastando e a todos da família. Os filhos dele (de relacionamentos anteriores) só podem falar com ele por telefone, e por pouco tempo. Vê-lo, só em eventos públicos", declarou.

Rahman disse que gostaria de poder ajudar o irmão, e afirmou que Ali, quando ainda conseguia falar, contou para ele que, apesar da gravidade da doença, não sentia dores. "Ele me pegou pelo braço e disse: 'não chore por mim, não sinto dor'. Isso dói, machuca. Espero vê-lo ainda em vida  mais uma vez", completou.

Rahman também reclamou da situação em que ele e um dos filhos de Ali, Muhammad Ali Jr., vivem. Rahman mora em um pequeno apartamento em Louisville, nos EUA, enquanto Ali Jr. mora em um bairro conhecido por pontos de droga em Chicago. "Lonnie bloqueou o dinheiro que Ali deixou para a família", declarou.

“Pode acontecer em meses, pode acontecer daqui dias. Eu não sei se ele sobreviverá até o fim do próximo verão. Ele está nas mãos de Deus. Espero que ele se vá de forma agradável”, finalizou Rahman.

Campeão olímpico e detentor do cinturão mundial dos pesos-pesados em diversos períodos dos anos 1960 e 1970, Ali é um dos nomes mais importantes do esporte em todas as modalidades. Além de seu talento decantado e reconhecido como pugilista, ele também transformou-se, ao longo dos anos, em um ícone da cultura pop e um exemplo de ativismo desde que se recusou a servir na Guerra do Vietnã.