Morte da mulher fez Eder Jofre 'baixar a guarda', diz filho do pugilista
O ex-pugilista Eder Jofre foi internado na quinta-feira em um hospital da zona Sul de São Paulo e, de acordo com a família, a recente perda da sua mulher, Cidinha, há apenas dois meses, foi um dos fatores que debilitou a saúde mental do bicampeão mundial de boxe nas décadas de 1960 e 1970. Para seu filho, Marcel, o momento delicado fez com que o Galinho de Ouro “baixasse a guarda” e sofresse sintomas de depressão.
Segundo informações passadas pela Santa Casa de Misericórdia, unidade da Vila Mariana, nesta sexta-feira, Eder Jofre foi transferido para a enfermaria depois de dar entrada na quinta-feira e já ser medicado por conta de uma alteração de comportamento. Ele agora está na enfermaria de psicogeriatria e ficará no hospital por 7 a 10 dias para ser tratado e examinado.
Existe a suspeita de mal de Alzheimer, mas sem nenhuma confirmação até o momento. Os exames que serão realizados durante sua internação determinarão se ele tem ou não o problema.
Ao UOL Esporte, o filho Marcel comentou o período difícil que o campeão de boxe passou nos últimos dois meses. Maria Aparecida, a Cidinha, morreu na residência do casal há dois meses. Eles estavam casados há 52 anos.
“Depois que minha mãe faleceu, ele baixou a guarda”, disse Marcel. “Aí, nós achamos por bem ele passar a morar com a minha irmã, Andréia, com esperança de uma evolução gradual da parte emocional.”
“Na quinta, ele teve um quadro de mudança de comportamento e achamos por bem chamar o Samu. Como está morando no Campo Limpo, foi atendido primeiro lá e depois transferido para a Santa Casa”, adicionou.
Marcel Jofre também falou da possibilidade de que ele tenha o mal de Alzheimer, doença muitas vezes ligada a quem pratica boxe - Maguila é um desses casos, e foi diagnosticado em 2011.
“Veja só, ele tem 77 anos, foi pugilista, então não se pode descartar. Mas acho que precisamos esperar um pouco para ver com critério, para ver ali o que é depressão, e o que é Alzheimer, se é que ele tem”, analisou ele. “Ele tinha alguns problemas de esquecimento, mas o que é idade, o que é doença? Só avaliação médica poderá dizer.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.