Topo

Boxeador Klitschko anuncia candidatura à presidência da Ucrânia

Ucraniano Vitali Klitschko comemora após derrotar Dereck Chisora em defesa de cinturão em 2012 - AFP PHOTO / CHRISTOF STACHEAFP
Ucraniano Vitali Klitschko comemora após derrotar Dereck Chisora em defesa de cinturão em 2012 Imagem: AFP PHOTO / CHRISTOF STACHEAFP

Das agências internacionais, no México

13/08/2013 18h19

O boxeador ucraniano Vitali Klitschko, campeão dos pesos pesados pelo Conselho Mundial de Boxe aos 42 anos, declarou nesta terça-feira que irá se candidatar à presidência de seu país em 2015.

A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa no México. “Falta muito tempo para 2015, mas muita gente já está se mobilizando também”, declarou o pugilista, líder do partido de oposição Aliança Democrática Ucraniana pelas Reformas.

“Quero liderar o meu país e tenho um plano. Sei quais são os problemas do meu país, que precisa combater a corrupção e melhorar a economia. Tenho respostas para cada um dos problemas, mas vamos passo a passo”, discursou.

“Sou parte do parlamento da Ucrânia e, nessa posição, tenho utilizado tudo o que aprendi no boxe: disciplina e organização para construir uma equipe”, concluiu o pugilista, irmão do também campeão de boxe Wladimir Klitschko.

Vitali não é o primeiro boxeador a se aventurar no mundo da política. Manny Pacquiao, ídolo do esporte nas Filipinas, faz parte do parlamento desde 2007 e também tem planos para a presidência. No Brasil, o ex-campeão Acelino “Popó” Freitas é deputado federal pela Bahia.