Topo

Atrapalhado por cotovelada acidental, primo de Éder Jofre perde na França

Do UOL, em São Paulo

18/10/2013 08h44

O peso pesado Raphael Zumbano foi derrotado nesta quinta-feira, em luta realizada na França. Após 12 rounds, o primo do campeão mundial Eder Jofre levou a pior por pontos contra Fabrice Aurieng, pugilista local, e conheceu seu sétimo revés na carreira.

Zumbano acabou sendo prejudicado por uma cotovelada involuntária que levou de Aurieng no segundo round e não conseguiu desenvolver seu jogo nos giros seguintes. A luta valeu, segundo o lutador, o cinturão mundial da Federação Mundial de Boxe (WBF, na sigla em inglês), entidade que não está entre as quatro grandes do boxe.

“Infelizmente, no segundo round recebi um duríssimo golpe involuntário, uma cotovelada na nuca, onde acabou tudo, não consegui fazer nada”, explicou o lutador, em seu Facebook. “Como guerreiro que sou, não desisti e continuei o combate até o fim, a vitória foi incontestável.”

Em tom de brincadeira, ele afirmou que poderia ter parado a luta, mas preferiu seguir. “Se eu tivesse os pinos no lugar, teria parado a luta, mas como sempre disse, digo e direi sempre, uma oportunidade desta não aparece toda hora, por isso mesmo eu corri todos os riscos e não parei a luta, nem deixei meu treinador pará-la, chamei toda a responsabilidade para mim. Lá é matar ou morrer e eu tentei matar até o final. Eu sabia que não tinha condições de continuar no combate, (mas) acreditava que em qualquer momento da luta, eu poderia acertar um golpe milagroso e ganhar. Infelizmente, não aconteceu.”

Zumbano afirma que a equipe de Aurieng cogita uma revanche ao brasileiro por conta do golpe involuntário e que a luta poderia acontecer no Brasil.

O brasileiro segue em fase irregular, tendo dificuldades principalmente em confrontos realizados fora do país. São três derrotas nas últimas cinco lutas, sendo todos os tropeços por pontos. Ele tem 33 vitórias, com 26 nocautes, e um empate além dos sete reveses.

“Sozinho ou com apoio, vou dar a volta por cima e voltar em busca do meu objetivo maior, o título do mundo, e sei que vou conquista-lo. Não foi hoje, será amanhã, ou depois, mas ele vem, isso eu tenho certeza”, disse Raphael.