Topo

Campeão em 2011, Everton Lopes perde na semi e é bronze no Mundial de boxe

Do UOL, em São Paulo

25/10/2013 08h39

O pugilista brasileiro Everton Lopes ficou com a medalha de bronze no Mundial de boxe, que está sendo realizado no Cazaquistão. Ele perdeu sua disputa de semifinal e perdeu a chance de repetir o título conquistado dois anos antes, quando foi campeão do mundo.

Everton encarou Merey Akshalov, atleta local, do Cazaquistão, em combate válido pela categoria até 64 kg. O resultado foi definido por pontos ao fim dos três rounds, e a vitória de Akshalov foi por 2 rounds a 1.

Como o Mundial de boxe não tem disputa de terceiro lugar – como ocorre nas Olimpíadas, por exemplo -, ambos os semifinalistas derrotados na disputa de uma vaga na final recebem a medalha de bronze.

Everton Lopes entrou como cabeça de chave número 1 da competição e não precisou disputar a primeira rodada. Depois disso, venceu três vezes até passar à semifinal, em que garantiu ao menos o bronze.

Na sua trajetória neste Mundial, ele fez 2 a 1 contra Louis Colin (Ilhas Maurício), bateu por 3 a 0 Artem Harutyunyan (Alemanha) e passou por Evaldas Petrauskas (Lituânia) por 2 a 1.

O Brasil ainda disputa a medalha de ouro com Robson Conceição, na categoria até 60 kg. Ele está na semifinal e encara Domenico Valentino, da Itália, na sessão noturna de lutas no Cazaquistão.