UOL Esporte Ciclismo
 
08/07/2009 - 12h26

Francês Thomas Voeckler faz a festa da torcida e vence 5ª etapa do 'Tour'

DO UOL Esporte
Em São Paulo
AP Photo/Bas Czerwinski
Voeckler cruza na frente, após fuga, mas já com o pelotão perto: distância foi só de 7s
AP Photo/Laurent Rebours
Cancellara, líder junto ao heptacampeão Lance Armsntrong, tem camisa amarela
VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DESTA 4ª
SAIBA COMO FOI A QUARTA ETAPA
SABE TUDO DO 'TOUR'? TESTE-SE
'SOBREVOE' E CONHEÇA A VOLTA-2009
A quinta etapa da Volta da França foi de festa para a torcida local. Nesta quarta-feira, o ciclista da casa Thomas Voeckler conseguiu se desgarrar do pelotão e não ser alcançado por seus rivais. Ele completou o percurso de 196,5 km em 4h29min35 e voltou a vencer uma etapa do Tour, o que não fazia desde 2004.

O percurso desta quinta etapa foi marcado por ser uma etapa plana da cidade de Le Cap d'Agde a Perpignan, margeando o Mar Mediterrâneo. Uma fuga com êxito permitiu a Voeckler, da Bbox Bouygues Telecom, ficar com a vitória. Ele fazia parte de um grupo de ciclistas que passou à frente do pelotão e, a 4 km do fim, novamente se desgarrou e chegou tranquilamente à vitória.

Voeckler voltou a conhecer o sabor de estar na frente do Tour, apesar de ser seu primeiro triunfo. Na temporada de 2004, quando era novato, ele liderou por nove etapas a competição, com a camiseta amarela, beneficiado por uma fuga bensucedida junto a outros ciclistas. Com a camiseta branca, de melhor novato, permaneceu por 13 etapas. Ele, no entanto, não faturou nenhum dos percursos daquela edição, vencida por Lance Armstrong.

O pelotão, já compactado, tentou neutralizar sua fuga e ficou a apenas sete segundos do vencedor. Mark Cavendish, vencedor da segunda e da terceira etapas, foi o terceiro colocado, mantendo a camiseta verde, de melhor sprintista. Ele terminou logo atrás do russo Mikhail Ignatiev.

Na classificação geral, a chegada do pelotão com bastante proximidade a Voeckler fez com que a situação permanecesse inalterada. O suíço Fabian Cancellara, campeão olímpico no contra-relógio em Pequim-2008, foi 24º no dia e mantém a camiseta amarela, com o tempo total de 15h07min49s.

No entanto, Cancellara está empatado com Lance Armstrong, heptacampeão do Tour, após um belo trabalho de equipe da Astana, de Lance, no contra-relógio disputado na quarta etapa. Alberto Contador, companheiro do norte-americano, é o terceiro, a 19s. "Quinto estágio terminado. Nervoso, estressante e com vento forte. Tudo ocorreu bem e o time foi forte novamente", comentou Lance Armstrong em seu "Twitter".

A sexta etapa da Volta da França, que acontece na quinta-feira, terá um percurso na Espanha. Esta será a última etapa plana antes da entrada nos Pirineus, com passagens mais montanhosas. Num trecho de 175 km, os ciclistas partirão de Girona em direção a Barcelona. A maior escalada, em uma etapa ainda leve, será chegando a uma altitude de 345 m.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host