UOL Esporte Ciclismo
 
12/07/2009 - 12h13

No sprint final, francês Fedrigo vence 9ª etapa da Volta da França

Do UOl Esporte
Em São Paulo
O francês Pierrick Fedrigo, da Bbox Bouygues Telecom, foi o vencedor da nona etapa da Volta da França neste domingo após um sprint final emocionante nos últimos 50m, cruzando a linha de chegada roda a roda com Franco Pellizotti, da Itália. O ciclista cravou 4h05m31s para finalizar o percurso de 160,5 quilômetros. O resultado, entretanto, não alterou a classificação geral, que ainda tem o italiano Rinaldo Nocentini com a posse da camisa amarela.

REUTERS/Bogdan Cristel
Francês Pierrick Fedrigo conseguiu suportar a pressão italiana para vencer a 9ª etapa
MAIS NOTÍCIAS DE CICLISMO
Percorrendo um trecho desde Saint Gaudens até Tarbes, a nona etapa da Volta da França marcou a última fase da competição na região do Pirineus. Um dos estágios mais difíceis entre as 21 etapas, os ciclistas enfrentaram duas verdadeiras "batalhas" contra subidas bastante íngremes, especialmente a de Troumalet, uma das mais difíceis do ciclismo profissional.

Na corrida, a fuga chegou aos últimos quilômetros com força para terminar em primeiro lugar. Franco Pellizotti, da Itália, e Pierrick Fedrigo, da França, pedalaram juntos quase toda a etapa e alcançaram os últimos anos mantendo o mesmo equilíbrio.

Em uma chegada emocionante, Fedrigo soube sustentar a pressão do adversário italiano nos últimos metros e abusou das pernas para se manter à frente durante os últimos 50m, quando os dois competidores pedalaram lado a lado até a linha de chegada.

A vitória foi a segunda do francês em etapas da Volta da França. Em segundo lugar ficou o italiano Franco Pellizotti e em terceiro o espanhol Oscar Freire. O resultado, entretanto, não mudou muito a classificação geral da Volta da França, que ainda tem Rinaldo Nocentini liderando com a camisa amarela, e os parceiros da equipe Astana Alberto Contador e Lance Armstrong em segundo e terceiro, respectivamente.

A história da nona etapa foi parecida com o que houve no sábado. Na ocasião, a fuga se destacou bastante do bloco principal de ciclistas e conseguiu chegar aos últimos quilômetros competindo pela primeira posição. No sábado durante a oitava etapa, entretanto, foi o espanhol Luis-León Sanchez quem celebrou a vitória.

Depois de dois estágios bastante puxados na região dos Pirineus, o calendário da Volta da França prevê um dia de descanso na segunda-feira, antes de retomar a competição na décima etapa, marcada por terrenos planos.

Para Lance Armstong, verdadeira lenda da prova francesa, o próximo grande desafio será perto da etapa 15. "Agora nós teremos três ou quatro dias que provavelmente não mudarão a classificação. Acho que todos os favoritos estão considerando Verbier o próximo grande teste", declarou em referência à entrada da corrida nos Alpes. A tradicional prova do ciclismo mundial termina no dia 26 de julho, em Paris.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host