UOL Esporte Ciclismo
 
14/07/2009 - 07h00

A caminho das montanhas, 'Tour' volta de folga para ver quem briga pela taça

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
O heptacampeão Lance Armstrong se destacou, Fabian Cancellara vestiu a camiseta amarela e Mark Cavendish teve grandes sprints. Após um dia de folga, na segunda-feira, os competidores da Volta da França iniciam nesta terça-feira, de fato, a briga pela liderança da competição mais tradicional da temporada de ciclismo.

18/09/1971
Nascimento
06/12/1982
7 (de 1999 a 2005)
Títulos do Tour
1 (2007)
22
Vitórias no Tour
22
3º segundos
Posição em 2009
2º segundos
8 segundos
Distância do líder
6 segundos
10º
Melhor etapa (09)
9
80º
Pior etapa (09)
58º
L. ARMSTRONG X A. CONTADOR
EUA
1,77m
75 kg
Dallas
Espanha
1,76 m
71 kg
Madrid
CONTADOR MINIMIZA 'DESAVENÇA'
VEJA ETAPA A ETAPA, O PERCURSO
FAÇA O QUIZ DA VOLTA DA FRANÇA
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CICLISMO
Até aqui, foram nove etapas, sendo três com montanhas leves. No total, já são 1.363 km rodados pelas equipes, de um total de quase 3.500 km. O italiano Rinaldo Nocentini ficou com a camiseta amarela, de líder na classificação geral, após uma quarta colocação na sétima etapa. Mas, sua liderança não deve durar tanto. Isto porque a chegada à Cordilheira dos Alpes vai testar quem realmente compete pelo título e consegue manter a regularidade, apesar das dificuldades.

A décima etapa do Tour será realizada entre as cidades francesas de Limoges e Issoudun. O percurso ainda não será dos mais pesados. Mas, enquanto se aproximam das escaladas, os ciclistas tem como desafio percursos bastante longos. Esta etapa terá 194,5 km. A 12ª, também plana, 200 km.

O grande desafio da semana será o 13º percurso, longo, com 200 km, e já numa transição para as montanhas. Neste dia, haverá duas grandes escaladas, com a altitude chegando a 1.200 m, já acirrando a briga pela camiseta branca com bolinhas vermelhas, para o melhor competidor neste tipo de trecho - em 2008, o austríaco Bernhard Kohl foi o melhor escalador na prova toda.

Após nove etapas, a maior briga na liderança segue entre Alberto Contador, campeão em 2007, e o lendário heptacampeão Lance Armstrong. O espanhol é o segundo na classificação, a apenas seis segundos de Nocentini, enquanto o norte-americano está dois segundos atrás, em terceiro. Mesmo com uma distância maior, com cerca de três minutos, outras estrelas como o australiano Cadel Evans e Carlos Sastre (atual campeão) ainda podem despontar.

'PONTO ELETRÔNICO' GERA POLÊMICA PARA EQUIPES
Um detalhe pequeno, mas importante, tem gerado polêmica entre equipes e a organização do Tour. Pelo regulamento deste ano, duas etapas serviriam como teste para a análise da prova sem o uso de comunicadores entre os diretores de equipe e ciclistas: a desta terça e a da próxima sexta-feira. Normalmente, os competidores utilizam pontos eletrônicos e os diretores indicam estratégias e perigos em relação ao trajeto, mas isso tiraria parte da competitividade do Tour.

Alegando aumentar a segurança dentro do pelotão, principalmente para avisar em caso de acidentes, os diretores sugeriram que apenas dois dos ciclistas de cada time usassem o ponto e, dentro da prova, liderassem os times em termos de instruções. A princípio, a vontade da organização é a que valerá, mas os times brigam para mudar a decisão.
Mas a briga que o público acompanha de perto segue entre Contador e Armstrong, pelo detalhe fundamental de que ambos competem na mesma equipe, a Astana, do Cazaquistão.

Lance chegou a admitir que existe uma certa tensão dentro da equipe, pela competição entre ambos em busca da camiseta amarela. "Para ser realmente honesto, existe uma pequena tensão. Contador é um ciclista forte, e também muito ambicioso", definiu o norte-americano.

Além disso, foi possível acompanhar durante algumas etapas um racha na equipe. Alguns ciclistas, em momentos de divisão do pelotão, saíram em auxílio de Armstrong, enquanto outra parte do elenco do time defendeu o espanhol.

Enquanto o norte-americano admitiu o conflito, Contador preferiu mostrar que não se preocupa. "Tenho com Lance (Armstrong) a mesma relação que tenho com os demais membros da equipe. Estou concentrado na corrida e não posso perder o foco com outras questões", disse Contador.

*Com agências internacionais

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host