UOL Esporte Ciclismo
 
10/12/2009 - 13h42

COI aprova mudanças no ciclismo e inclui duplas mistas de tênis para 2012

Das agências internacionais*
Em Lausanne (SUI)
  • Santos Gonzales, da Espanha, durante a disputa de prova de perseguição individual, tirada do programa

    Santos Gonzales, da Espanha, durante a disputa de prova de perseguição individual, tirada do programa

Os dirigentes do Comitê Olímpico Internacional anunciaram nesta quinta-feira mudanças nas disputas de ciclismo – nas provas de pista -, e ainda adicionaram a disputa de duplas mistas no tênis, já a partir dos Jogos de Londres, que serão realizados em 2012.

A principal mudança decidida pela entidade foi quanto ao ciclismo em pista, em que as alterações fazem com que agora existam cinco provas masculinas e cinco femininas. A sugestão de tornar mais iguais os gêneros partiu da União Ciclística Internacional, mas gerou polêmica.

Isto porque o evento mais tradicional do ciclismo, o de perseguição individual, ficará fora do programa olímpico já em Londres. A prova é realizada com uma distância de 4 km (3 km para as mulheres), em que os ciclistas largam de posições opostas. Vence quem alcançar o oponente.

Nomes como Lance Armstrong – que compete no ciclismo de estrada – foram contra a medida, que ainda resultou na exclusão das provas masculina e feminina por pontos e do madison, por equipes.

Com o novo calendário para o ciclismo, o programa passou a incluir para homens e mulheres o contrarrelógio individual e por equipes, perseguição por equipes, keirin e uma prova combinada com cinco provas, chamada omnium. Esta última é uma novidade, com performances combinadas: serão cinco provas combinadas, para determinar o ciclista mais completo. Ela terá contrarrelógio, perseguição e provas de resistência.

Em Pequim, em 2008, o ciclismo tinha sete eventos para os homens e três para as mulheres. Agora, haverá igualdade entre os gêneros.

“As mudanças refletem o desejo do COI de continuar a atualizar o programa, além do compromisso de aumentar a participação das mulheres”, afirmou a entidade, em comunicado. Rebecca Romero, campeã na perseguição individual, reclamou: “Sou a favor da paridade entre homens e mulheres, mas deveria haver uma solução melhor”, disse ela.

Para José Luís Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), uma opção seria retirar uma das provas de meio-fundo ou a por equipes. "A perseguição individual é uma prova fantástica. Eu optaria pela saída da por equipes, porque a perseguição é o ciclismo propriamente dito: é você e a bicicleta contra seu adversário, como o contrarrelógio na estrada", opinou o dirigente.

Tênis
Como acontece nos Grand Slams, as Olimpíadas terão no tênis a disputa de duplas mistas, uma proposta da Federação Internacional de Tênis. Os torneios de tênis serão disputados na grama de Wimbledon.

O COI pediu apenas para que a entidade garantisse que jogadores da elite mundial estivessem entre os que disputarão a chave de duplas mistas, já que isso não ocorre normalmente nos Grand Slams.

* Com reportagem de Maurício Dehò

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host