UOL Esporte Ciclismo
 
24/12/2009 - 10h43

Astana, de Armstrong e Contador, é investigada por doping no Tour-09

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • O ciclista norte-americano Lance Armstrong disputa a edição 2009 da Volta da França; suspeitas de doping sobre o heptacampeão nunca foram provadas

    O ciclista norte-americano Lance Armstrong disputa a edição 2009 da Volta da França; suspeitas de doping sobre o heptacampeão nunca foram provadas

A equipe cazaque Astana, que em 2009 contou com Lance Armstrong e o campeão da Volta da França, Alberto Contador, está sendo investigada por doping. Segundo o jornal L’Equipe, o time pode ter cometido infrações durante a última edição do Tour francês, a competição mais tradicional do calendário do ciclismo.

O diário afirma que a polícia da França teria apreendido junto aos pertences da Astana kits de transfusão de sangue, entre outros materiais médicos. Só a posse desses itens seria um delito, mas o mais grave é se for comprovado que substâncias ilícitas foram usadas para melhorar o desempenho de atletas.

A investigação preliminar que está sendo levada, com várias equipes, agora se centrou no time de Armstrong e Contador durante o Tour. O L’Equipe afirma que haviam seringas e possíveis produtos dopantes no material encontrado no hotel do time, e estuda-se se hormônio de crescimento, substância proibida, estaria entre eles.

Ainda segundo as fontes de informação do jornal francês, as amostras sanguíneas reconhecidas na investigação indicariam a presença de sete perfis genéticos diferentes. Nenhum nome de envolvidos foi divulgado até o momento, no entanto.

Na Volta da França deste ano, o destaque inicial foi o retorno de Lance Armstrong às competições, após um período de aposentadoria. O heptacampeão do Tour integrou o grupo do principal favorito, Alberto Contador, defendendo a Astana. Contador dominou a competição e conquistou o título.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host