Topo

Defesa de Contador usa argumentos do tenista Gasquet para livrar ciclista

Das agências internacionais

Em Madri (ESP)

07/12/2010 13h47

A defesa de Alberto Contador, espanhol que conquistou três vezes a Volta da França, está usando o argumento do tenista Richard Gasquet para tentar livrá-lo de acusação de doping. O ciclista foi pego em teste realizado durante o Tour 2010 – que ele venceu -, pela presença da substância clembuterol.

Segundo o advogado Andy Ramos, a federação espanhola de ciclismo pode decidir a qualquer momento se dará pena de dois anos para Contador, que perderia o título da Volta da França.

O problema, segundo a defesa do atleta, é que a substância não teria entrado em seu corpo voluntariamente. Contador alega que uma intoxicação alimentar foi a causadora do aparecimento de níveis do esteroide em seu sangue, após comer carne contaminada.

“Nenhum dos cientistas que consultamos afirmou que não poderia ser um caso de contaminação. Os níveis são ridículos, não poderia ser outra coisa”, alegou Ramos, sobre a substância que ajuda a perder peso e ganhar força. O mesa-tenista naturalizado alemão Dimitrij Ovtcharov foi inocentado ao alegar intoxicação alimentar para a presença da mesma substância, o clembuterol, achado em nível muito baixo em seu corpo.

O caso de Gasquet é semelhante na medida que ele também não teria feito uso de cocaína. Sua defesa afirmou que ele ingeriu involuntariamente a droga após beijar uma mulher em uma boate.

Depois de ser suspenso por dois anos, Gasquet apelou e conseguiu reverter sua pena, cumprindo uma pena de apenas dois meses.

Enquanto não decide o futuro, Contador está nas Ilhas Canárias com a equipe Saxo Bank, realizando treinos para a temporada de 2011. Contador também venceu o Tour em 2007 e 2009.