Topo

Armstrong é 42º na Austrália e diz que novos rumores de doping não preocupam

Lance Armstrong pedala à frente do pelotão em etapa do Tour Down Under 2011 - MARK GUNTE/AFP
Lance Armstrong pedala à frente do pelotão em etapa do Tour Down Under 2011 Imagem: MARK GUNTE/AFP

Das agências internacionais

Em Adelaide (AUS)

19/01/2011 07h44

Heptacampeão da Volta da França, a competição mais tradicional do ciclismo, Lance Armstrong não conseguiu deixar o assunto doping de lado durante a disputa do Tour Down Under, na Austrália, sua última competição internacional na vitoriosa carreira. 42º na segunda etapa, nesta quarta, ele disse que os boatos não o preocupam.

Nesta quarta, ele realizou um percurso de 146 km entre Tailem Bend e Mannum, cuja vitória foi de Ben Swift, britânico da SkyProcycling, com 3h27min44s. O australiano Robbie McEwen, da Radioschack, time que tem Lance como um dos donos, chegou em segundo.

Antes da largada, no entanto, o norte-americano teve de responder sobre os comentários de que ele teria se dopado em parte da carreira, assunto que já foi levantado principalmente pela imprensa francesa e pelo compatriota Floyd Landis, cujo título do Tour de 2006 foi cassado exatamente por este motivo.

Em poucas palavras, Armstrong afirmou que não está preocupado “em nenhum nível” com as novas alegações, agora em reportagem da revista Sports Illustrated. Na matéria, a publicação põe em dúvida se realmente o ciclista rompeu seu relacionamento de trabalho com um médico italiano que foi acusado de ajudar ciclistas a se doparem.

A revista, sem citar nomes, afirma que as autoridades italianas entraram na casa do companheiro do norte-americano Yaroslav Popovych em novembro e acharam textos e emails que ligam a equipe RadioSchack a Dr. Michelle Ferrari.

Armstrong alega ter cortado as relações com Ferrari em 2004, no auge do escândalo do médico. Ferrari foi julgado culpado, mas acabou absolvido em apelação.

Lance Armstrong virou alvo de investigações mais uma vez no ano passado, devido às fortes acusações do ex-companheiro Floyd Landis. Um júri dos EUA está colhendo informações sobre as trapaças no ciclismo norte-americano.

Depois da disputa do Tour Down Under, Lance só correrá algumas provas dentro dos Estados Unidos. O ciclista de 39 anos foi campeão da Volta da França entre 1999 e 2005