Topo

Contador se diz tranquilo na véspera do resultado de investigações sobre doping

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/01/2011 16h02

A federação espanhola irá divulgar na próxima quinta-feira os resultados da investigação sobre o uso de doping do ciclista Alberto Contador em julho do ano passado. O espanhol, que afirmou estar tranqüilo e alheio à essas notícias, chegou a dizer que se irá se aposentar caso os resultados confirmem o uso de substâncias proibidas.

Três vezes campeão da Volta da França, Contador testou positivo para o anabólico clenbuterol em julho do ano passado. A substância é proibida, mas o ciclista se defendeu alegando ter comido uma carne contaminada dias antes da prova.

A federação afirma que a investigação envolvendo Alberto Contador durou mais de seis meses. O resultado, contudo, não deve por um ponto final na polêmica envolvendo o espanhol. Tanto a União Ciclista Internacional (UCI) quanto a Wada (Agência Internacional Anti Doping) podem recorrer do resultado que será divulgado pela federação espanhola.

Contador está em Mallorca, na Espanha, onde treina com sua equipe, o Saxo Bank-SunGard. O ciclista se diz motivado e tentando se isolar das notícias de doping. “Nunca havia tido uma concentração como a deste ano, levamos três dias aqui e tivemos treinamentos incríveis”, comentou aos jornalistas locais.

O espanhol já chegou a afirmar que abandonaria a modalidade caso seja confirmado seu doping. Além de tricampeão da Volta da França, o ciclismo tem sido abalado por casos recentes de doping. Bjarne Riis, Floyd Landis, além do heptacampeão Lance Armstrong, se envolveram em suspeitas de uso de substâncias ilícitas.