Topo

Contador desabafa e avisa que irá recorrer da suspensão por doping

Contador considerou o caso uma "vergonha" e chamou sistema antidoping de "antiquado" - Sergio Perez/Reuters
Contador considerou o caso uma "vergonha" e chamou sistema antidoping de "antiquado" Imagem: Sergio Perez/Reuters

Das agências internacionais

Em Madri (Espanha)

28/01/2011 14h06

O ciclista espanhol Alberto Contador, três vezes campeão da Votla da França, confirmou nesta sexta-feira que vai recorrer da suspensão de um ano importa pela Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC). O atleta foi punido por uso de doping, mas insistiu que é inocente e se disse um “exemplo de limpeza”.

Contador concedeu uma coletiva de imprensa, e ainda não definiu qual ação irá tomar. Mas avisou: “Vou recorrer até onde for necessário para demonstrar a minha inocência. Vou trabalhar com meus advogados para que haja justiça”.

Acusado de usar a substância proibida clembuterol, Contador fez um desabafo e insistiu que as autoridades cometeram um erro: “Nunca me dopei, posso dizer isso bem alto e bem claro. Sou um exemplo de limpeza no esporte e vou provar”.

“Querem sujar tudo o que consegui. O único erro que cometi foi comer uma carne que não analisei antes para ver se tinha clembuterol. Fiz uns 500 exames antidoping na minha vida, eles estiveram na minha casa, no meu aniversário, me tiraram do cinema... Sempre aceitei, porque confiava neste sistema, mas já não creio mais”, disparou Contador.

“O sistema está obsoleto e antiquado. É uma vergonha tudo o que aconteceu nesses meses, a começar pelos vazamentos de informação. Transformaram tudo em uma novela, me julgaram publicamente. Estive a ponto de explodir vendo o quanto diziam coisas falsas”, completou o tricampeão da Volta da França.

Contador tem uma semana para recorrer da punição, e ainda corre o risco de perder o título conquistado na última edição da Volta da França. O ciclista espanhol já chegou a afirmar que abandonaria o ciclismo caso seu doping seja confirmado.