Topo

Ex-rival, Contador sai em defesa de Armstrong: 'não surgiu nenhuma prova nova'

Armstrong (esquerda) pedala observado por Contador na Volta da França de 2010 - REUTERS/Eric Gaillard
Armstrong (esquerda) pedala observado por Contador na Volta da França de 2010 Imagem: REUTERS/Eric Gaillard

Do UOL, em São Paulo

25/10/2012 08h20

O espanhol Alberto Contador foi um dos principais rivais na “segunda carreira” de Lance Armstrong e, competindo pela mesma equipe, conquistou o título da Volta da França de 2009 sobre o norte-americano. Apesar dos dois ciclistas terem assumido que não tinham uma boa relação na equipe Astana, Contador mostrou preocupação com o “linchamento” que Armstrong vem sofrendo após escândalo de doping.

Para o espanhol, que teve o título da Volta da França de 2010 retirado ao testar positivo no antidoping, as novas acusações não trazem nenhuma prova concreta das trapaças de Armstrong. Para ele, os ciclistas que testemunharam contra o norte-americano demoraram a tornar o caso público.

"Agora se fala de Lance. Mas não há nenhuma prova nova nem nada. Foi baseado exclusivamente em depoimentos que poderiam ter sido feitos em 2005. Respeito a decisão de cada ciclista, mas gostaria que (a declaração de cada um) tivesse sido feita um pouco mais cedo”, afirmou no lançamento da 100ª edição da Volta da França, nesta quarta-feira, conforme publica o jornal Marca.

Contador diz que Armstrong não vem sendo tratado com respeito em certos momentos, sofrendo humilhação e sendo linchado. O espanhol ainda ressaltou o fato do ex-rival ter popularizado o ciclismo – esporte muito tradicional na Europa – nos Estados Unidos na última década e diz que os controles atuais são eficientes.

“O controle que temos é o melhor. Temos que ser localizados o tempo todo. As medidas que temos agora são as máximas que podemos ter. Eu digo para acreditarem que os ciclistas ganham as corridas sem ajuda (de substâncias proibidas), inclusive na Volta (da França)”, completou.