Topo

Armstrong ganha mais tempo para ajudar investigações sobre doping e pode ter pena reduzida

Disposto a disputar provas de triatlo e longa distância, Lance Armstrong deve colaborar com a Usada Imagem: AP Photo/David Zalubowski

Do UOL, em São Paulo

07/02/2013 12h17

A Usada (Agência Norte-Americana Antidoping) anunciou na última quarta-feira que dará mais duas semanas para o ex-ciclista Lance Armstrong decidir se vai cooperar ou não sob juramento com as investigações a respeito do elaborado esquema de doping do qual ele participou e foi um dos mentores durante quase duas décadas.

“Nós conversamos com o Sr. Armstrong e seus representantes e entendemos que ele quer fazer parte de uma resolução e ajudar os esforços de limpar o ciclismo”, explicou a entidade em comunicado oficial. “Nós concordamos com seu pedido de duas semanas adicionais para trabalhar todos os detalhes”.

Após admitir publicamente em uma entrevista para a apresentadora Oprah Winfrey, no último mês de janeiro, que utilizou substâncias dopantes durante grande parte de sua carreira e na conquista de seus sete títulos da Volta da França, Lance Armstrong recebeu um prazo da Usada para colaborar com as investigações da Agência sobre as ilegalidades no ciclismo. Inicialmente, o ex-atleta e seu estafe negaram-se a aceitar as determinações da Usada, mas agora mudaram de ideia e pediram mais duas semanas para colaborar sob juramento.

A imprensa norte-americana especula que a mudança de postura de Armstrong faz parte de um acordo para que a Usada reverta sua punição aplicada em outubro de 2012. Além de ter cassados todos os seus títulos conquistados entre 1999 e 2005, o ex-ciclista foi banido para sempre do esporte. Colaborando com as investigações, ele espera que essa decisão seja revogada e que sua punição caia para oito anos de suspensão, o que lhe permitiria voltar a praticar provas de triatlo.

Alguns veículos americanos argumentam também que a decisão de Armstrong em colaborar com a Usada pode ser uma tentativa de evitar problemas na Justiça. Em entrevista ao canal ABC, uma pessoa identificada apenas como “uma fonte de alta relevância” relatou que agentes federais estão dispostos a levar adiante um processo contra Armstrong por obstrução da Justiça e intimidação de testemunhas, uma vez que ele já negou sob juízo acusações de doping em anos anteriores e teria ameaçado pessoas que poderiam depor contra ele.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Armstrong ganha mais tempo para ajudar investigações sobre doping e pode ter pena reduzida - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte