Topo

Dirigente diz que Armstrong está 'equivocado' em polêmica sobre doping

Lance Armstrong foi banido do esporte por doping e teve seus títulos cassados Imagem: Reuters

Das agências internacionais

Em Madri (Espanha)

28/06/2013 09h23

Pat McQuaid, presidente da União Ciclística Internacional (UCI), rebateu as declarações dadas por Lance Armstrong de que só é possível vencer a Volta da França dopado. O dirigente afirmou que o ex-cicilista ‘está equivocado’ e lamentou a polêmica criada pelo norte-americano.

Em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal francês Le Monde, Armstrong afirmou ser “impossível ganhar a Volta da França sem estar dopado”. O norte-americano venceu a tradicional prova sete vezes, mas teve seus títulos cassados após a confirmação de que ele usou substâncias ilegais.

“Digo a ele, categoricamente, que está equivocado. Seus comentários não ajudam o ciclismo de forma alguma. É muito triste que ele tenha dado estas declarações no 100º aniversário da Volta da França”, afirmou McQuaid, em comunicado oficial da UCI.

Para o dirigente, o caso de doping de Armstrong serviu como exemplo para intensificar o combate ao uso de substâncias ilícitas no esporte. “A cultura dentro do esporte mudou após a ‘era Armstrong’. Agora é possível competir e ganhar de forma limpa. Os atletas e donos de equipes foram claros quanto a isso e concordo com eles”, afirmou.

McQuaida ainda reiterou o comprometimento da entidade em acabar com casos de doping no ciclismo. “A chave é que toda a cultura do ciclismo sofreu uma mudança radical. Meu trabalho para assegurar um esporte limpo é constante. A UCI levará a cabo uma auditoria independente sobre seu comportamento durante os anos nos quais Armstrong ganhou a Volta da França”, completou.

As declarações do norte-americano também motivaram críticas de Cadel Evans. Ganhador da Volta da França em 2011, o ciclista australiano discordou de Armstrong. “Sou a prova de como o que ele disse não é verdade”, disse.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dirigente diz que Armstrong está 'equivocado' em polêmica sobre doping - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte