Topo

Advogados de Lance Armstrong pedem retirada de processo por fraude

Ex-ciclista Lance Armstrong é acusado de fraude contra antigo patrocinador - (AP Photo/Courtesy of Harpo Studios/George Burns
Ex-ciclista Lance Armstrong é acusado de fraude contra antigo patrocinador Imagem: (AP Photo/Courtesy of Harpo Studios/George Burns

Do UOL, em São Paulo

23/07/2013 20h31

Os advogados de Lance Armstrong confirmaram nesta terça-feira à agência Reuters que protocolaram um pedido de retirada do processo por fraude contra o ex-ciclista, que admitiu uso de doping e foi banido do esporte.

A defesa de Armstrong, que teve seus sete títulos da Volta da França cassados após ser condenado por uso de doping, alega que o autor do processo, Floyd Landis, também fez uso de substâncias proibidas, e por isso não teria direito de acusar o ex-colega.

O recurso dos representantes de Armstrong foi apresentado à Corte Distrital de Washington, solicitando ao juiz que desconsidere a acusação que Landis fez com base na “delação premiada”, ou seja, para amenizar as punições do processo por fraude e uso de doping instaurado contra ele.

No mesmo dia em que Armstrong foi condenado após desistir de recorrer das acusações da Agência Antidoping dos Estados Unidos, Landis era julgado por fraude. Após se declarar culpado, ele concordou em devolver US$ 478,4 mil em fundos que ele levantou alegando que não tinha se dopado.

Em 2010, Landis entrou com um processo contra Armstrong, alegando que o ex-colega violou seu contrato de patrocínio com o Serviço Postal do país e "enriqueceu injustamente" enquanto burlava as normas da modalidade para ganhar a Volta da França.

Depois do escândalo que culminou com a retirada dos títulos de Armstrong, o Departamento de justiça dos Estados Unidos anunciou que se uniria ao processo interposto por Landis. O Serviço Postal pagou cerca de US$ 40 milhões para ser o patrocinador oficial das equipes de Armstrong em seis das sete ocasiões nas quais o norte-americano conquistou a Volta da França.