Topo

Lance Armstrong, enfim, devolve medalha olímpica ao COI

Lance Arsmtrong, enfim, devolveu a medalha olímpica que recebeu em 2000 - AP Photo/Ricardo Mazalan
Lance Arsmtrong, enfim, devolveu a medalha olímpica que recebeu em 2000 Imagem: AP Photo/Ricardo Mazalan

Das agências internacionais, em Los Angeles (EUA)

12/09/2013 18h56

O ex-ciclista Lance Armstrong revelou nesta quinta-feira que devolveu a medalha de bronze olímpica conquistada nos Jogos de Sidney-2000. A exigência do Comitê Olímpico Internacional aconteceu após o norte americano ser banido do esporte por uso de substâncias proibidas. 

"O Bronze 2000 está novamente na posse de @usolympics e estará na Suíça o mais breve possível", escreveu em sua conta no Twitter. 

O porta voz do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, Patrick Sandusky, confirmou também via Twitter que a agência dos Estados já estava com a medalha em mãos. "Posso confirmar que o Comitê recebeu a medalha", resumiu. 

A exigência do COI foi feita por meio de carta em janeiro deste ano, mesmo mês em que Armstrong assumiu publicamente o uso de substâncias ilegais.

Armstrong está banido do esporte desde agosto de 2012 e perdeu todos seus resultados conquistados desde 1999. O ex-ciclista nunca se pronunciou a respeito da decisão sobre a medalha.

CRONOLOGIA DAS INVESTIGAÇÕES CONTRA ARMSTRONG

  • AFP PHOTO/HARPO STUDIOS/GEORGE BURNS

    2004 - Armstrong é acusado de doping em um livro escrito pelos jornalistas David Walsh e Pierre Ballester.

    2005 - Imprensa francesa acusa Armstrong de usar a substância proibida EPO (Eritropoietina) para vencer o Tour de France. Nada foi comprovado pela ineficácia dos exames.

    2010 - Ex-companheiro de Armstrong, Floyd Landis admite doping e acusa o ex-parceiro de ter feiro o mesmo. Órgão administrativo de Medicamentos e alimentos dos EUA abre processo contra Armstrong.

    2011 - Mais dois ex-companheiros de Lance Armstrong acusam o americano de ter se dopado. Autoridades da Itália, Suíça, França e Espanha apoiam os EUA nas investigações.

    2012 (fevereiro) - Fiscal federal norte-americano encerra investigações sobre o ciclista e a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) inicia sua própria inquirição.

    2012 (agosto) - Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) acusa Armstrong de doping com base em exame de sangue e depoimento de ciclistas

    2012 (outubro) - Informativo da USADA de 202 páginas, com mil testemunhos e estudos do caso, acusa Armstrong de ter criado "o programa de doping mais sofisticado da história do esporte". União Internacional de Ciclismo desconsidera as sete vitórias do americano na Volta da França. Nike põe fim em contrato com o ciclista.

    2013 (janeiro) - Armstrong admite ter de dopado e pede desculpas pessoalmente aos integrantes de sua fundação de luta contra o câncer Livestrong.

    2013 (janeiro) - COI anuncia a retirada da medalha de bronze conquistada por Armstrong na Olimpíada de Sydney-2000.