Topo

Lance Armstrong se desculpa por usar o câncer para se proteger de acusações

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

06/11/2013 18h18

Após vencer um câncer nos testículos, o ex-ciclista Lance Armstrong se desculpou por ter usado recentemente a sua doença para tentar afastar ou amenizar as acusações de doping que acabaram com a sua carreira no esporte. Na ocasião, ele havia dito em entrevista ao site cyclingnews.com que via constantemente "a morte cara a cara" e que "não usava drogas". Entretanto, nesta quarta-feira, ele voltou a público e se disse arrependido por tudo o que fez e principalmente por ter usado a doença como desculpa por suas atitudes.

"Eu adoraria mudar isso, mas eu não posso", disse o americano, que agora está curado do câncer. "Isso é indesculpável, é embaraçoso ouvir isso tudo", completou o ex-ciclista sete vezes campeão da Volta da França - mais importante competição da modalidade -, mas que perdeu os títulos após os escândalos de doping.

"Esse são momentos em que você faria qualquer coisa para voltar atrás, dizer algo diferente ou simplesmente apagar tudo isso", continuou Armstrong, que admitiu em janeiro usar substâncias ilícita que melhoravam o seu desempenho durante as provas.

Após ser provada a utilização de substâncias ilegais por parte de Armstrong, a carreira do ciclista desmoronou. Ele perdeu todos os patrocínios, foi obrigado a devolver suas medalhas e ainda responde a inúmeros processos judiciais.

CRONOLOGIA DAS INVESTIGAÇÕES CONTRA ARMSTRONG

 

  • AFP PHOTO/HARPO STUDIOS/GEORGE BURNS

    2004 - Armstrong é acusado de doping em um livro escrito pelos jornalistas David Walsh e Pierre Ballester.

    2005 - Imprensa francesa acusa Armstrong de usar a substância proibida EPO (Eritropoietina) para vencer o Tour de France. Nada foi comprovado pela ineficácia dos exames.

    2010 - Ex-companheiro de Armstrong, Floyd Landis admite doping e acusa o ex-parceiro de ter feiro o mesmo. Órgão administrativo de Medicamentos e alimentos dos EUA abre processo contra Armstrong.

    2011 - Mais dois ex-companheiros de Lance Armstrong acusam o americano de ter se dopado. Autoridades da Itália, Suíça, França e Espanha apoiam os EUA nas investigações.

    2012 (fevereiro) - Fiscal federal norte-americano encerra investigações sobre o ciclista e a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) inicia sua própria inquirição.

    2012 (agosto) - Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) acusa Armstrong de doping com base em exame de sangue e depoimento de ciclistas

    2012 (outubro) - Informativo da USADA de 202 páginas, com mil testemunhos e estudos do caso, acusa Armstrong de ter criado "o programa de doping mais sofisticado da história do esporte". União Internacional de Ciclismo desconsidera as sete vitórias do americano na Volta da França. Nike põe fim em contrato com o ciclista.

    2013 (janeiro) - Armstrong admite ter de dopado e pede desculpas pessoalmente aos integrantes de sua fundação de luta contra o câncer Livestrong.

    2013 (janeiro) - COI anuncia a retirada da medalha de bronze conquistada por Armstrong na Olimpíada de Sydney-2000.