Topo

Ciclistas trocam socos durante prova na Espanha e são expulsos

Do UOL, em São Paulo

08/09/2014 16h05

Dois ciclistas bem colocados na 16ª etapa da Volta da Espanha perderam a cabeça em prova disputada nesta segunda-feira e acabaram trocando socos enquanto pedalavam. O italiano Gianlucca Brambilla e o russo Ivan Rovny se desentenderam durante o trecho final da prova e agrediram um ao outro, atitude que causou a exclusão dos dois, em decisão anunciada pela organização da prova.

Ambos faziam parte de um grupo de 13 ciclistas que havia se distanciado do restante dos competidores e, a menos de 40 km da linha de chegada, começaram uma discussão. Brambilla reclamou de Rovny, que se desvencilhou do adversário de forma rude. Os dois trocaram socos durante trecho em subida por alguns instantes, diante dos árbitros da prova.

Ainda antes da chegada, a dupla foi informada da exclusão da etapa. Brambilla, da equipe Omega Pharma – Quick Step, havia se adiantado ainda mais, ao lado de outros dois ciclistas no bloco de frente, e deixou a disputa entre muitas reclamações. Já Rovny, da Tinkoff-Saxo, havia ficado para trás e foi informado pelo apoio da própria equipe sobre a decisão da organização.

O espanhol Alberto Contador, da Tinkoff-Saxo, venceu a 16ª etapa e se manteve na liderança geral da Volta da Espanha. Pelas redes sociais, os donos das equipes envolvidas no incidente trocaram mensagens sofre o ocorrido. Oleg Tinkov, dono da Tinkoff, mandou mensagem a Pat Lefevere, presidente da Omega Pharma, cobrando: "seu Brambilla deveria fazer kickboxing, não ciclismo". “Veja a TV. Quem bateu primeiro?”, respondeu.

Oleg continuou em tom descontraído com: “quem? Eu não vi o começo da maior luta do ciclismo”. Lefevere então lamentou: “não deveria ter acontecido, para começar. Desnecessário”. Oleg concordou: “Eu não acho que Brambilla deveria ser desclassificado da Volta, foi exagero. Uma penalidade seria suficiente”. Mas complementou, jocoso: “o próximo soco será nosso. Vamos, Contador!”.