Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Em jogo de viradas, Bananas conquista o título do Interfox 2021 de beisebol
No último domingo, dia 8 de março, o consagrado (e lindíssimo) Estádio Municipal Mie Nishi, na Zona Norte de São Paulo, viveu mais um dia de muito beisebol, de alegria e de também luto.
O templo do beisebol paulistano recebeu nesse dia as partidas decisivas do Torneio Interfox de Beisebol 2021, torneio amistoso disputado anualmente entre quatro equipes compostas por atletas do time de beisebol Cruzeiro do Sul Fox - time sediado no Tatuapé que hoje conta com quase 100 atletas no seu elenco. Pela manhã, aconteceu a disputa de terceiro lugar, com os times Sayajins e Golden Boys disputando a medalha de bronze. E, à tarde, foi a vez de Bananas de Pijamas e Catioros disputarem o troféu na grande final.
Ao mesmo tempo, o dia foi de homenagem por duas grandes perdas do esporte: antes dos jogos foram respeitados um minuto de silêncio em memória de Mario Ojima, pai do lendário arremessador da seleção brasileira Kleber Ojima, e de Augusto Tsai, jogador da equipe Mavericks, ambos falecidos na sexta-feira dia 4. Faixas pretas foram igualmente usadas pelos jogadores de todas as equipes para simbolizar seu luto.
O primeiro jogo do domingo não fez jus ao quão equilibrado e disputado o campeonato como um todo foi - ao ponto de que todas as quatro equipes chegaram na última rodada da temporada regular ainda podendo se classificar em primeiro lugar. Após os Golden Boys abrirem 2-0 na parte de cima da primeira entrada, impulsionados por uma rebatida simples de Bruno Niizu e um erro defensivo, os Sayajins responderam com sete corridas na parte de baixo e mais sete na segunda entrada, abrindo uma enorme vantagem de 14-2.
E nem assim os Sayajins tiraram o pé; tendo sido derrotados nas semifinais pelos Bananas após estarem vencendo por 10-0, a equipe continuou pressionando. E, com o placar aumentando, o tempo dos Golden Boys foi ficando curto: embora os jogos fossem disputados em sete entradas, o jogo acabaria automaticamente após a quarta entrada caso a desvantagem fosse superior a 15 pontos. E foi o que aconteceu, com os Sayajins anotando mais 7 corridas para abrir uma incrível vantagem de 21-2, e obrigando os Golden Boys a anotarem corridas com urgência para impedir o fim precoce da partida.
Mas não foi possível, graças à excelente atuação da dupla de arremessadores dos Sayajins. Raeder "Carvalhinho" e Gui "Papa" combinaram para quatro entradas arremessadas, cedendo apenas duas corridas, conseguindo seis eliminações por strikeout e mantendo os bastões dos Golden Boys silenciosos durante o restante da partida. Incapaz de reduzir a diferença a tempo, o jogo se encerrou na quarta entrada com placar final de 21-2, dando aos Sayajins o terceiro lugar do campeonato.
O grande espetáculo do dia, no entanto, veio no período da tarde, quando Catioros e Bananas de Pijamas disputaram a final - um jogo disputado, cheio de viradas e reviravoltas.
A princípio, parecia que o jogo desnivelado da manhã se repetiria; após os Bananas passarem em branco na parte de cima da primeira entrada - graças a uma espetacular eliminação dupla da defesa - os Catioros deram um show ofensivo na parte de baixo para anotar seis corridas: foram sete rebatidas simples e seis roubos de base para a equipe canina, colocando pressão do outro lado. Depois dos Bananas novamente falharem em anotarem pontos na segunda entrada, graças à excelente atuação do arremessador Marcos Yamada, parecia que os Catioros estavam no controle da partida.
Mas os Bananas de Pijamas não eram estranhos a viradas; era comum que a equipe, ao longo do torneio, começasse suas partidas devagar e fosse pegando ritmo ao longo das entradas. E a final não foi exceção. Na parte de baixo da segunda entrada, após uma rebatida simples e dois roubos de base do 1B dos Catioros, Cesar Mishima, os Bananas conseguiram uma eliminação de extrema importância no home plate, salvando uma corrida e renovando o ânimo da equipe, que não cederia pontos na entrada.
Na terceira entrada, foi a vez do ataque dos Bananas chegar na partida: após um erro defensivo e um walk, o arremessador dos Bananas, Mario Mandruzatto, impulsionou duas corridas com uma rebatida dupla, e o RF Eduardo Garcia impulsionou mais uma com rebatida simples. Na quarta entrada foram mais quatro corridas anotadas pelos Bananas, com destaque para a rebatida tripla de Naoki Nakano que limpou as bases e impulsionou três corridas. Com Mario mais estável no montinho e uma defesa renovada, os Bananas impediram novas corridas dos adversários e terminaram a quarta entrada na frente, 7-6.
Subiu então ao montinho como novo arremessador dos Bananas o fechador do time, Naoki, atleta da seleção brasileira. Mas, apesar do adversário formidável, os Catioros batalharam e conseguiram retomar a dianteira da partida na quinta entrada, se aproveitando de ótimas passagens pelo bastão de Tiago "Taka" Komagome e Blake Farber e de dois erros defensivos para anotar duas corridas, fazendo 8-7 a seu favor. Mas a vantagem não durou muito: uma rebatida tripla de Yuji Yoneyama e três erros por parte da defesa permitiram aos Bananas anotarem três corridas na sexta entrada, e depois mais duas na sétima entrada com rebatida dupla do capitão Mario.
A vantagem de 12-8, afinal, se provou grande demais para tirar com Naoki no montinho: nas duas entradas finais, ele conseguiu cinco das seis eliminações por strikeout e não cedeu nenhuma corrida a mais, dando números finais à partida com uma bola rápida devastadora na parte de cima da zona de strike.Os Bananas de Pijamas, vindo de duas viradas consecutivas, era campeão do Interfox 2021!
Depois do jogo, é claro, houve a entrega do troféu e muita comemoração, não só por parte dos Bananas mas de todos os times, jogadores e organizadores. Afinal, em um país onde o beisebol ainda é um esporte de nicho e visto com preconceito, no fim do dia todos conseguiram o mais importante: mais um dia de muito, muito beisebol.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.