Topo

14 Anéis

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

NBB: As chaves para o Flamengo se recuperar no Jogo 2 das Finais

Lucas Mariano, do SESI Franca, arremessa sobre JP Batista, do Flamengo - FotoJump/LNB
Lucas Mariano, do SESI Franca, arremessa sobre JP Batista, do Flamengo Imagem: FotoJump/LNB

Pedro Rodrigues

02/06/2022 09h47

Calma.

Em uma final tão disputada como essa do NBB 2021/22 entre Flamengo e Franca fica complicado pedir calma para jogadores, técnicos e torcedores - especialmente neste complicado Jogo 2 que acontece hoje às 19:15 no Maracanazinho, no Rio de Janeiro (ESPN, Star+, YouTube e Tiktok da Liga Nacional de Basquete transmitem).

Mas por que complicado? Todos os jogos em uma Final não são decisivos? Sim, mas devido a mudança do formato de disputa das Finais do NBB, o Jogo 2 acabou se tornando um dos maiores "termômetros" da série. O problema é que, para essa Final, a Liga Nacional de Basquete mudou o formato da melhor de 5 das finais para 1-2-2. Ou seja, primeiro jogo acontece na casa do time de melhor campanha - no caso o Franca - e os dois jogos seguintes são fora de casa; apenas caso necessário serão disputadas mais duas partidas em Franca.

Os Francanos fizeram o dever de casa e venceram o jogo, 85 a 79, diminuindo a pressão no time que vai agora para as duas partidas no Rio de Janeiro em vantagem. E foi uma vitória providencial : se Franca tivesse perdido o jogo, o Flamengo teria a oportunidade de fechar a série sem precisar retornar a Franca, anulando a vantagem do mando de quadra da equipe do interior paulista. Mas, como venceu, o time de Lucas Dias, Georginho e Lucas Mariano chega mais calmo para esse jogo 2.

Do outro lado da série, o cenário é outro. O Flamengo precisa vencer de qualquer maneira o jogo de hoje para se manter vivo na série, e evitar que o Sesi Franca tenha o "match point" no jogo 3 no sábado. Não vai ser fácil, mas o técnico Gustavo de Conti gosta deste tipo de desafio. Podemos esperar ajustes do técnico do jogo 1 para o jogo 2. Alias, De Conti tem surpreendido com seus quintetos iniciais a cada partida. No Jogo 1 veio com o pivô JP Bastista logo no início como titular. Será que ele manterá essa formação? Ou vai preferir entrar com Vitor Faverani, que deu tanto trabalho para a defesa de Franca?

Outro fator que pode pode ajudar o Flamengo a conquistar essa vitória será uma melhor participação dos americanos Brandon Robinson e Dar Tucker, que tiveram apenas 6 e 4 pontos respectivamente no Jogo 1. Se os dois - em especial Robinson - entrarem na série, o Flamengo terá novamente um pontuador capaz de ajudar em momentos críticos da partida. Assim, quem sabe, o time do Flamengo encontra a calma e frieza que faltou em alguns momentos no jogo 1.

Para abrilhantar o espetáculo, temos a promessa de um excelente público no Maracanazinho para os dois jogos do Flamengo neste final. Assim como a torcida de Franca lotou o Ginásio Pedrocão no sábado (3.728 o publico presente), a torcida do Flamengo já comprou mais de 2.500 ingressos para o jogo 2 e 2.800 para o jogo 3. Para quem tem interesse e ainda não comprou os ingressos, é só clicar aqui.

No que promete ser um dos jogos 2 mais nervosos da história das Finais do NBB, Sesi Franca e Flamengo disputam uma partida que tem todos os ingredientes para se tornar histórica pelo jeito correto: com bom basquete em quadra, duas equipes tradicionais, um ginásio clássico e torcidas apaixonadas, e tudo isso com muita calma e parcimônia.