Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
A Seleção Brasileira deveria esquecer o futebol brasileiro?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Explico: hoje, há três jogadores que atuam no Brasil vestindo a Amarelinha. Danilo e Weverton do Palmeiras, e Guilherme Arana, do Atlético-MG. Os outros 23 convocados jogam na Europa.
Weverton foi titular hoje, com a lesão de Ederson, cortado durante a semana. Vou tratá-lo como exceção, pois vejo a posição de goleiro como diferente das demais.
Danilo, assim como Militão, não foi relacionado contra a Coreia do Sul. Nem sequer viveu a experiência de sentar no banco da Seleção.
Com a iminente mudança de regra, que autorizará a presença de 15 jogadores reservas nas partidas, em linha com a convocação de 26 nomes, isso vai parar de acontecer: a bizarrice de deixar o clube para nem sequer esquentar banco.
Arana estava à disposição, porém não entrou. Tite levou três laterais esquerdos para fazer testes e só usou o que até as paredes sabem que será o titular: Alex Sandro. Que, aliás, mais do que carimbou seu passaporte para o Catar com a grande atuação de hoje, sofrendo, inclusive, os dois pênaltis belamente convertidos por Neymar.
Hoje, falava com um colega sobre como a data da Copa de 2022 favorece o desempenho dos europeus, afinal acontecerá no meio da temporada do Velho Continente, em vez de em seu fim. A tendência é que estejam mais inteiros fisicamente.
Demo-nos conta de que isso vale para a gente também. A Seleção Brasileira também é europeia. Pode haver um ou outro forasteiro que por acaso ainda esteja vagando por aqui, mas o nosso futebol, aquele jogado no Brasil, não exerce mais influência sobre o time principal. Claro, é de onde sai a base, onde ainda se formam nossos diamantes. Mas é só.
Paradoxalmente, as tais data FIFA conseguem, mesmo assim, atrapalhar o nosso futebol, aquele jogado no Brasil, por brasileiros e tantos outros sul-americanos.
No maior clássico do final de semana do campeonato nacional, líder e vice-líder estarão desfalcados dos três únicos representantes na Seleção, e mais. Como Junior Alonso conseguiu despensa, somente o Palmeiras foi prejudicado pela convocação da seleção do Paraguai. Perdeu Gustavo Gómez para o Paraguai perder por 4 a 1 do Japão. Kuscevic foi representar o Chile e Atuesta, a Colômbia. Piquerez só não se juntou ao Uruguai porque se recupera de lesão.
De novo, a Seleção tornando difícil para quem gosta de clubes gostar da Seleção incondicionalmente. Não leva quase ninguém. Só leva quem importa nas horas que importam. Para esquentar banco. Ou nem isso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.