Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Ficar sem Raphael Veiga pode ser bom para o Palmeiras?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Palmeiras perdeu ontem por 1 a 0 para o Athletico-PR, na Arena da Baixada, e parte do Twitter transformou a noite em tragédia. Time está mal faz tempo, assim não dá, presidente não entende de futebol, contratações horríveis, Flamengo mais favorito do que nunca etc. etc. etc.
De fato, a equipe não está voando. Nem sei se precisa. Faço a ressalva de que considero a partida de volta contra o Atlético-MG uma atuação de disciplina tática e capacidade física sem paralelos. Não imagino outro elenco no Brasil capaz de jogar tão bem em desvantagem numérica.
Mas no 11 contra 11 realmente há mais potencial do que se vê em campo. E há limitações claras no banco de reservas. O nível despenca.
O que enxergo de luz no túnel alviverde: Gustavo Scarpa volta. E, possivelmente, sem Raphael Veiga ao seu lado, que deixou o campo com uma lesão no tornozelo direito.
Então, a senhora acha melhor ficar sem o Veiga? Mesmo com o Danilo fora, cumprindo a segunda partida de suspensão?
Talvez.
Desde que voltou da covid e da lesão na coxa, Veiga não foi o mesmo. Nunca tinha perdido um pênalti pelo Palmeiras. No retorno, desperdiçou três cobranças. Nos bons dias, está apagado. Nos dias ruins, compromete. Claro, tem lampejos de brilhantismo, como no lindo gol contra o Flamengo. É dos melhores atletas alviverdes do século e peça-chave dessa geração tão vencedora, ponto.
No meu balanço geral, porém, vem atrapalhando mais do que ajudando na medida em que tira Scarpa - esse, sim, voando - do lugar onde ele rende mais, na criação. Ou seja, cria pouco e impede que o coleguinha faça o seu melhor. Atravanca o progresso.
A decisão de deixar Veiga no banco seria complexa e é possível que Abel não precise tomá-la. Precisará, claro, resolver o que sua ausência significará taticamente e orar para que Menino e possivelmente Tabata supram as necessidades do meio-campo.
Se fizerem o básico, junto com o sistema defensivo, e Scarpa, Dudu e Rony estiverem em um bom dia, deve ser mais que suficiente para vencer o Furacão.
Ou não. Porque perder uma semifinal de Libertadores, ainda que algumas pessoas tenham esquecido, é totalmente do jogo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.