Topo

Alicia Klein

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo ou Corinthians: contra quem torcer na final da Copa do Brasil

Fausto Vera e Thiago Maia brigam pela bola em Corinthians x Flamengo - Ricardo Moreira/Getty Images
Fausto Vera e Thiago Maia brigam pela bola em Corinthians x Flamengo Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

19/10/2022 15h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A pergunta é, obviamente, jocosa. Porém verdadeira para a maioria das torcedoras e torcedores brasileiros nesta noite.

Se o embate de 21h45, no Maracanã, acontece entre os times de maior torcida do país, ele acaba reunindo, por consequência, dois dos times menos queridos do país. Pelos outros, claro.

Segundo uma recente pesquisa O GLOBO/Ipec, 21,8% dos brasileiros se identificam como flamenguistas e 15,5% como corintianos. O único grupo equivalente em tamanho - o maior de todos, aliás - é o de quem não torce para ninguém: 24,4%.

Um fato curioso: para as pessoas (estranhas, a meu ver) que apoiam dois times, a combinação mais comum é justamente Flamengo + Corinthians.

Apesar de sua enormidade e do alcance nacional, os dois ainda são menores que a soma dos demais. Só de são-paulinos, palmeirenses e vascaínos, que completam o top 5 das torcidas, já temos 19,8% das pessoas. Como sabemos, o futebol é feito de fases e rivalidades inter-regionais também têm a sua importância.

Logo, mais da metade de quem gosta de futebol, hoje, vai estar torcendo contra alguém. Quem será que vai receber o maior apoio, ainda que sofrido e a contragosto?

Meu palpite: o Corinthians. Que palmeirenses, são-paulinos e santistas não me ouçam, mas a fase recente do Flamengo é tão boa, que talvez doa menos aos adversários tolerar o Timão campeão da Copa do Brasil do que o Rubro-negro - que, ademais, ainda pode ser campeão da Libertadores.

E você, cara leitora ou leitor: qual o seu palpite? Na impossibilidade de torcer contra os dois, quem os zicadores de plantão vão zicar mais?