Topo

Alicia Klein

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A Quarta Academia entra em campo hendecacampeã e incontestável

Torcedores do Palmeiras comemoram título do Campeonato Brasileiro nos arredores do Allianz Parque - REUTERS/Amanda Perobelli
Torcedores do Palmeiras comemoram título do Campeonato Brasileiro nos arredores do Allianz Parque Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli

02/11/2022 18h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Só os palmeirenses mais pessimistas e os adversários mais otimistas acreditaram que poderia haver qualquer outro campeão brasileiro neste ano.

Com a derrota do Internacional para o América-MG, com apenas duas derrotas desde abril e com quatro partidas por disputar, o Palmeiras se sagra hendecacampeão brasileiro. Somam-se 11 desses campeonatos, e o atual talvez seja um dos mais incontestes.

Líder desde a 10a rodada e com uma boa folga por todo o segundo turno, a equipe de Abel Ferreira sobrou na única competição que faltava à sua era. Na que, senão é a mais difícil, é a que demanda maior consistência.

Foi com poucos reforços (ainda que caros). Foi com Scarpa, Gómez, Endrick, foi na base do equilíbrio de elenco, sem um único protagonista. Foi — e essa é a maior beleza desse grupo — na força do coletivo. Sem soberba, no trabalho.

Às 21h30, o Palmeiras entrará em campo, na sua casa, para enfrentar o Fortaleza já consagrado. Com três títulos brasileiros desde 2016. Com duas Libertadores em 2021. Com Copa do Brasil, Paulistão, Recopa e uns trocados.

Palmeirenses, desfrutem do seu privilégio. Não cedam à tentação de trazer qualquer tipo de ponderação ao momento. Apenas curtam.

Se alguém achava que faltava algo, não falta mais. Está aí a Quarta Academia.