Topo

Alicia Klein

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com 15º título do ano, Palestrinas coroam círculo virtuoso do Palmeiras

Jogadoras do Palmeiras levantam taça do Campeonato Paulista - ETTORE CHIEREGUINI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadoras do Palmeiras levantam taça do Campeonato Paulista Imagem: ETTORE CHIEREGUINI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

21/12/2022 20h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A conquista do Paulistão Feminino, hoje, com a vitória por 2 a 1 sobre o Santos, selou o ano mais vitorioso do Palmeiras, de todos os tempos. Mais de 20 mil pessoas assistiram às Palestrinas levantarem o último caneco de 2022, no Allianz Parque.

Entre os times profissionais de homens e mulheres, e a base, foram 15 títulos, em 21 torneios disputados. Aproveitamento de 100% em finais.

Claro, não levou dois dos mais importantes, a Libertadores e a Copa do Brasil masculinas, mas alcançou o cobiçado Brasileirão que Abel ainda não tinha, além das inéditas e marcantes Copa São Paulo de Futebol Júnior e Libertadores Feminina.

Sem falar no rodo que o Alviverde passou entre os garotos. À Copinha somaram-se: Campeonato Brasileiro Sub-20 e Sub-17, Copa do Brasil Sub-20 e Sub-17, Conmebol Libertadores Sub-14, Conmebol Magic Cup Sub-14, Campeonato Paulista Sub-17, Sub-15 e Sub-13.

O protagonismo no futebol masculino, dividido no mesmo nível atualmente apenas com o Flamengo, estendeu-se definitivamente à base e ao feminino — que essa semana fechou mais um patrocínio.

A venda de Endrick representa tanto uma perda, em 2024, quanto um ganho financeiro gigantesco para o clube. Centenas de milhões de reais para investir no ciclo virtuoso que rende cada vez mais frutos.

Nem tudo são flores, como sabe qualquer torcedora e torcedora que frequente os sites esportivos, o Twitter e os grupos de zap. No topo da lista das preocupações, a incerteza acerca da permanência de Dudu e Bia Zaneratto.

As flores, no entanto, são muitas e o ano termina com chave de ouro para a torcida que tem tanto motivo para comemorar, que às vezes não sabe nem como lidar.