Topo

Alicia Klein

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perdões de Daniel Alves e Neymar insultam nossa existência e inteligência

21/06/2023 18h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em mais um dia que desafia a resiliência da mulher brasileira e o sábio dizer "meu ouvido não é penico", precisamos lidar com Daniel Alves e Neymar.

A realidade, ao contrário do pênis de Robinho, é dura.

Em contextos diferentes, Alves e Neymar pediram perdão às suas companheiras. Observem os textos.

"Já pedi perdão pessoalmente a ela aqui, na prisão, mas devo fazê-lo publicamente, porque a história é pública, a ofensa é pública e ela merece essas desculpas públicas."
Daniel Alves

"Já te pedi perdão pelos meus erros, pela exposição desnecessária, mas me sinto na obrigação de vir publicamente reafirmar isso. Se um assunto privado se tornou público, o pedido de perdão tem que ser público."
Neymar

Seria cômico não fosse trágico.

Daniel Alves, que aguarda preso o julgamento por um estupro que ele já negou em diversas versões, contradizendo a lógica e as provas, também encontrou em seu coração a bondade. Disse em entrevista a um veículo espanhol que perdoava a vítima por fazê-lo passar por isso. Notem, por favor, a escolha de palavras ao se referir ao episódio.

"Estou com a consciência tranquila. Eu nunca machuquei ninguém intencionalmente. E nem ela naquela noite. Não sei se ela está com a consciência tranquila, se dorme bem à noite. Mas eu a perdoo." Ele próprio só devia perdão à esposa, com quem espera se reconciliar. A esposa que acabara de perder a mãe quando ele foi para a balada fazer o que fez.

Neymar se desculpou com a companheira depois de expô-la com uma traição, expondo-a nas redes com um pedido digno de, bem, digno de Neymar.

"Errei com vocês? O nosso propósito prevalecerá, o nosso amor por nosso bebê vencerá, o nosso amor um pelo outro nos fortalecerá."

Sim, ela está grávida. Quem aqui já passou por uma gestação pode imaginar o que deve ser viver este nível de stress enquanto anda por aí gerando um ser humano. O adulto Ney não conseguiu preservar nem a mulher que leva um filho seu no ventre.

O que Neymar recebeu pelas atitudes e o post? Uma chuva de amor de outros defensores dos valores da família. Afinal, o grande homem sabe admitir seus erros.

Daniel Alves segue guardado, como dizia meu avô, esperando seu julgamento. Sob um silêncio ainda notável dos colegas do futebol.

O perdão destes homens, seja pedido ou oferecido, é tão inócuo quanto ofensivo.

Não satisfeitos em desrespeitar nossos corpos, nossa paz e nossa existência, optam por desrespeitar também nossa inteligência.

Como apontou o filósofo Píndaro, "o silêncio é a maior sabedoria do homem". Ou, em uma versão adaptada, "o machista calado é um poeta".

Siga Alicia Klein no Instagram e no Twitter

Leia todas as colunas da Alicia aqui

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL