Alicia Klein

Alicia Klein

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Propaganda com inteligência artificial expõe viés contra o futebol feminino

Rodou a internet hoje um excelente comercial da empresa francesa Orange.

Patrocinadora das seleções futebol do país, a gigante lançou mão da inteligência artificial para provar um importante ponto.

Há quem não acompanhe o futebol das mulheres por puro preconceito ou desconhecimento.

O filme começa com lances brilhantes de grandes ídolos nacionais, como Mbappé, Giroud e Griezman. Você pensa: craques. Velocidade. Técnica. Habilidade.

Na sequência, desvendam a tecnologia aplicada para alterar as imagens originais, de jogadoras francesas. Mulheres. Os lances não eram deles, mas delas.

Ao final, o arremate: "Só os 'Bleus' nos proporcionam essas emoções. Porém, não são eles que vocês acabaram de ver. Na Orange, quando apoiamos os Bleus, apoiamos os Bleues [plural que inclui o feminino]". Ou seja, apoiar a França é apoiar a França também representada pelas mulheres.

Quase toda revelação chocante carrega um fundo óbvio, e nos choca justamente por ter estado por tanto tempo sob o nosso nariz.

Quem segue o futebol feminino de verdade sabe que a realidade, hoje, não é compatível com o estereótipo cimentado no imaginário coletivo masculino.

A propaganda trapaceia o cérebro da audiência para evidenciar o que sabemos: uma enorme parte do público não acompanha o futebol feminino pelo simples fato de ele ser praticado por mulheres — que, para eles, nunca serão boas os suficientes.

Continua após a publicidade

Não sei se mais franceses ou fãs de outras nacionalidades darão uma chance à sua Seleção na Copa que se inicia logo mais. Talvez nada sirva para convencê-los de que as minas jogam muita bola. Mas o truque do comercial deveria servir, ao menos, para trazer à consciência a sua ignorância.

Siga Alicia Klein no Instagram e no Twitter

Leia todas as colunas da Alicia aqui

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.