Alicia Klein

Alicia Klein

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Você trocaria jogadores caros do seu time por um técnico como Abel?

Falamos hoje, no De Primeira, sobre o suposto valor do novo contrato de Abel no Palmeiras, estendido até 2025. Segundo um jornal português, seriam 12 milhões de euros líquidos pelos dois anos. Ou seja, 6 milhões de euros ou 32,1 milhões de reais por temporada. O que dá, gente amada, cerca de 2,6 milhões de reais por mês.

Deixemos de lado a consideração de que ninguém deveria ganhar esse tipo de dinheiro, especialmente em um país onde tanta gente passa fome.

Adentremos brevemente o universo paralelo das cifras futebolísticas.

O que Abel vai ganhar é muito? O que é muito?

O colega Renato Maurício Prado apurou que o novo salário de Bruno Henrique, no Flamengo, gira em torno de 2,5 milhões de reais por mês. Gosto da comparação com BH porque se trata de um jogador fantástico, ainda que já com 33 anos. Ainda segundo RMP, a renovação automática de David Luiz, de 37 anos, significa um gasto de mais 1,5 milhão de reais mensais.

Jogadores de futebol de elite habitam a estratosfera dos salários. Isto ninguém discute. Mas eles valem mesmo mais que um treinador de elite?

Jogador de futebol é parte de um coletivo, precisa dos outros para render. Jogador de futebol tem má fase. Se machuca. É expulso (bom, treinador também). Um jogador de futebol é capaz de impactar tanto o resultado final de um clube quanto um excelente técnico?

Alguns. Todo mundo há de se lembrar de um time carregado nas costas por um operário da bola.

Abel Ferreira, porém, talvez seja o exemplo mais evidente do impacto de um treinador na história de um clube. Um profissional que teve equipe, tempo e estrutura para trabalhar — e deu resultado rápido, afinal paciência tem, mas acabou.

Continua após a publicidade

Se houvesse mais Abeis por aí, mais comissões técnicas sólidas e preparadas, mais treinadores como Vojvoda, com a coragem de apostar no sucesso da longevidade em detrimento da sedução fugaz do estrelato, se abundassem esses caras por aí: você não preferiria investir neles, em vez de em atletas em reta final de carreira, que ninguém sabe quantas partidas de fato disputarão na temporada?

Em miúdos, você trocaria um ou dois jogadores caros do seu time por um comandante como o Abel?

Siga Alicia Klein no Instagram e no Twitter

Leia todas as colunas da Alicia aqui

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.