Por que cada gol de Endrick vale R$ 2,6 milhões
Desde que o contrato de mais de 400 milhões de reais com o Real Madrid foi assinado, Endrick já marcou 15 gols. Pelo acordo, cada 5 gols valem 2,5 milhões de euros no pix: mais de 13 milhões de reais ou cerca de 2,6 milhões por bola na rede.
A bonificação por gols marcados seguirá valendo por todo 2024, até o limite de 25 gols, incluindo os marcados pelo Real Madrid — onde o jovem deve disputar espaço com ninguém menos que Mbappé.
No total, ainda há cerca de 85 milhões de reais em jogo. A convocação para a seleção brasileira principal, por exemplo, valeu 1,5 milhão de euros (mais de 8 milhas brasileiras).
Lembrando que o Real acordou pagar 35 milhões de euros fixos, mais 25 milhões atrelados a metas, além de 12 milhões em impostos.
Classificação e jogos
Mas por que tudo isso? Por que não pagar a multa rescisória do atleta e esperar tranquilamente sua chegada à capital espanhola?
Porque aí o investimento pode dar ruim. Pode se acomodar, afinal a vida já está garantida. O sonho vingou. A aposta deu certo. Os cofres encheram para além da imaginação. Seria natural baixar a rotação, preservar.
Só que preservar não é bom. Para manter seu alto rendimento, um atleta de alto rendimento precisa operar em alto rendimento. Precisa jogar, com frequência e destaque.
Para o Real Madrid, um Endrick descansado vale muito menos do que um Endrick artilheiro, convocado, voando, mais maduro a cada dia. Ainda que isso envolva um elemento de risco.
Para o Palmeiras, os bônus se convertem em estímulo para cuidar da joia vendida. Dar espaço, preservando seu bem-estar físico/emocional/mental de modo a mantê-lo em campo, balançando as redes.
Para o Endrick, não falta estímulo para crescer, sem medo, sem tirar o pé do freio. Uma maneira de continuar se provando, mostrando que cada centavo investido em seu talento terá enorme retorno. Que as previsões nunca estiveram erradas.
Não que alguém ainda duvide. E, se duvida, tá errando.
Siga Alicia Klein no Instagram e no Twitter
Leia todas as colunas da Alicia aqui