Alicia Klein

Alicia Klein

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Real Madrid age certo ao boicotar Bola de Ouro por Vini Jr.?

O avião do Real Madrid estava próximo de decolar, levando 50 pessoas a Paris para a premiação da Bola de Ouro, que acontece hoje. O clube, então, soube que Vinicius Jr. não seria agraciado. O troféu, ao que tudo indica, irá para Rodri, do Manchester City. A France Football não confirma a informação.

Mesmo sabendo que deve levar o prêmio de melhor time e concorrendo ainda com Lunin (melhor goleiro), Güler (melhor sub-21) e Ancelotti (melhor técnico), a decisão foi não ir. Ninguém. Viagem cancelada.

Fica a questão: o Real acerta ao não ir? Se reconhece a legitimidade do evento, cabe se recusar a comparecer com base em escolhas claramente subjetivas?

Vale lembrar que Messi levou a estatueta em 2023, causando espécie a bastante gente. Era o Messi campeão do mundo e ainda assim foi difícil engolir.

A Revista France Football escolhe cem jornalistas, representando os cem primeiros países do ranking da Fifa. Eles recebem uma lista pré-selecionada com 30 nomes e formam seu top 10. A partir daí, são contabilizados pontos atribuídos a cada posição e determinado o "melhor".

Mais subjetivo impossível. Um monte de europeu podendo votar em um monte de europeu. Um monte de gente branca podendo votar em gente branca. Um monte de país rico dominando uma festa de gente rica. A Uefa doida para manter tudo dentro de casa.

Sim.

Rodri seria uma escolha absurda, indigna, revoltante? Não completamente. Na temporada 2022/23, ele foi campeão da Champions League pelo City, em 2023/24, levou a Premier League e, em julho, sagrou-se campeão da Eurocopa pela Espanha, sendo eleito o melhor do torneio, entre outras marcas. É volante, não tem o brilho de Vini e há quem argumente que não tenha sido sequer o melhor do seu time ou da sua seleção nas principais conquistas. O conjunto da obra, porém, não é desprezível.

Assim como não é desprezível o fator racismo. O incômodo gerado por tudo que Vini Jr. representa e tudo pelo que luta. O fato de ser, como ele mesmo descreve, algoz de racistas.

Continua após a publicidade

Dá para supor que isso tenha influenciado o voto dessa centena de colegas? Com certeza. Dá para cravar que essa é a única razão possível para justificar a votação? Difícil.

Como avaliar, então, a decisão do Real Madrid, que já boicotara o prêmio da Fifa por motivo semelhante?

Um protesto digno e de espírito coletivo, que eleva a posição de Vini? Ou coisa de mau perdedor, um sinal de desrespeito a Rodri e aos demais vencedores? Ou uma combinação das duas coisas, afinal o racismo nosso de cada dia estará sempre presente, mostrando sua cara horrenda e desprezível?

Siga Alicia Klein no Instagram

Leia todas as colunas da Alicia aqui

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes