Palmeiras, Chicó e o inexplicável caso do líder por acidente
O Alviverde assumiu a liderança do Brasileirão pela primeira vez desde o início do campeonato, na 35a rodada, depois de vencer o Atlético-GO e ver o Botafogo empatar com o Vitória, no Nilton Santos.
Um dos melhores memes explicando a chegada do Palmeiras ao primeiro lugar trazia o impagável personagem Chicó, de O Auto da Compadecida, com a célebre frase: "Não sei. Só sei que foi assim."
Como em 2023, parece que só há um novo líder porque o antigo vacilou. Diferentemente de 2023, ninguém entende como a equipe de Abel Ferreira está lá. "Mas péra: o Palmeiras não joga bem. A defesa piorou. O ataque é ineficiente. O que está acontecendo?"
Mais curioso do que um líder que joga mal é um líder que joga mal e tem o maior número de vitórias, o melhor ataque e a segunda melhor defesa do torneio. Um líder que tem, a três rodadas do fim, a mesma pontuação com que terminou o campeonato do ano passado -- e que, pela lógica, faz uma campanha melhor do que a do último título.
Ninguém se espantava com a liderança do Botafogo. Não sei quantas vezes comentaristas como eu já dissemos que a SAF de John Textor pratica o melhor futebol do continente. Não à toa, o time ocupou a primeira posição do Brasileiro por 19 das 35 rodadas até aqui — não saía dela desde a 25a — e é finalista da Libertadores.
Classificação e jogos
Quase todo mundo, porém, espanta-se com o Palmeiras neste mesmo lugar, justamente agora. Até palmeirenses. "Agora só depende da gente. E esse é o problema" foi uma frase que li em diversos grupos. O que é bastante curioso considerando a absurda força mental do Palmeiras, que só Abel acha que não comentamos.
Mesmo quem considerava o Verdão um dos favoritos no início do campeonato foi perdendo confiança com as eliminações precoces nas copas e um futebol que dava claros sinais de rateio nesta temporada. Hora de renovar o elenco! Passou da hora! Diretoria incompetente! Bagres!
Eis que, "do neida", rateando, no sufoco e na base do 1-0, está lá o Palmeiras, à frente da geral, liderando em praticamente todos os critérios que importam.
"Como", você se pergunta? Não sei. Só sei que foi assim.
Siga Alicia Klein no Instagram
Deixe seu comentário