Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

ESPN comemora 2ª maior audiência de sua história com vitória do Palmeiras

Jogadores do Palmeiras comemoram classificação sobre o Atlético-MG na Libertadores - Amanda Perobelli/Reuters
Jogadores do Palmeiras comemoram classificação sobre o Atlético-MG na Libertadores Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Colunista do UOL

12/08/2022 16h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A ESPN comemorou a segunda maior audiência de sua história no Brasil e a liderança geral da TV paga na média de todo o dia com a transmissão da classificação com vitória do Palmeiras nos pênaltis contra o Atlético-MG, na última quarta-feira (10), pelas quartas de final da Libertadores 2022. O jogo terminou empatado em 0 a 0, teve momentos de drama especialmente para o torcedor alviverde, com a expulsão de dois jogadores, e só acabou nas penalidades máximas com placar de 6 a 5 para os paulistas.

De acordo com dados da Kantar Ibope Media fornecidos pela emissora, a ESPN alcançou quase 2,2 milhões de espectadores com a transmissão do duelo brasileiro na competição continental. Um resultado que só perde para outro jogo entre representantes nacionais na Libertadores, que foi Palmeiras x Grêmio nas quartas de final de 2019, quando a audiência chegou a 3,17 milhões.

A diferença é que naquela oportunidade a transmissão foi totalmente exclusiva, enquanto nesta semana a vitória alviverde também estava disponível gratuitamente na internet pelo Facebook. No jogo do recorde, o Verdão foi derrotado por 2 a 1 em casa e acabou eliminado pelo critério de gols marcados fora de casa - havia vencido a ida por 1 a 0.

Vale destacar que a ESPN absorveu para a sua história neste caso um jogo que foi transmitido pelo então Fox Sports, que era detentor da Libertadores antes da fusão com os canais Disney. Em 2019, a compra já havia sido feita, mas não aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A fusão ficou visível a partir de 2020 na tela dos respectivos canais, e em 2022 o antigo Fox Sports virou "ESPN 4".

Ou seja, o jogo da última quarta-feira pode também ser considerado como a maior audiência da marca "ESPN" no Brasil. A empresa passou a transmitir a Libertadores a partir da fusão com a Fox em 2020, tendo antes exibido o torneio no país uma vez, em 1999. Nas semifinais deste ano, os canais esportivos da Disney terão a oportunidade de mostrar o Flamengo com exclusividade nos dois jogos contra o Vélez Sarsfield.

As partidas serão realizadas em duas quartas-feiras, dias 31 de agosto e 7 de setembro, ambas às 21h30 (horário de Brasília). A Disney tem ainda a exclusividade de TV paga da grande final (que o SBT mostra em TV aberta), no dia 29 de outubro. Todos os jogos da ESPN também são transmitidos pelo streaming Star+.

"Linha de Passe" bate recorde

A ESPN também exaltou os resultados do programa "Linha de Passe", exibido logo após o fim da disputa de pênaltis que sacramentou a passagem do Palmeiras para as semifinais da Libertadores. Apresentada por Nivaldo Prieto, a atração alcançou a maior audiência de sua história. Segundo a emissora, os dados do Ibope mostraram uma vantagem de 168% na liderança geral da TV paga no horário.