Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Corinthians x Palmeiras vai passar ano sem TV aberta pela 1ª vez desde 2004

Clássico Corinthians x Palmeiras de hoje (13) será exclusivo do Premiere no Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Clássico Corinthians x Palmeiras de hoje (13) será exclusivo do Premiere no Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

13/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O clássico Corinthians x Palmeiras deste sábado (13), às 19h (horário de Brasília), terá transmissão exclusiva do Premiere no Brasileirão. Será também o último encontro entre os dois times na temporada 2022, já que o Timão foi eliminado da Libertadores e o Verdão está fora da Copa do Brasil. Assim, pela primeira vez desde 2004, o dérbi paulista vai passar um ano inteiro sem transmissão na TV aberta.

O primeiro duelo entre os rivais neste ano foi válido pelo Paulistão no dia 17 de março. Na ocasião, o clássico foi dividido por YouTube, Premiere e Paulistão Play. A FPF (Federação Paulista de Futebol) foi a responsável durante todo o torneio por distribuir os jogos entre os detentores de direitos (Record e HBO Max/Estádio TNT Sports eram os outros dois).

Embora os jogos do YouTube fossem distribuídos gratuitamente, não podem ser considerados como transmitidos em TV aberta, a mídia mais acessível ainda nos dias de hoje no Brasil. O Palmeiras venceu por 2 a 1 aquele jogo. Como não houve mais confrontos entre Verdão e Timão no estadual, a Record não conseguiu exibir nenhum dérbi nesta edição.

O segundo clássico entre palmeirenses e corintianos em 2022 foi realizado no dia 23 de abril, já valendo pelo primeiro turno do Brasileirão 2022. Desta vez, a opção por deixar o jogo exclusivo do Premiere foi do Grupo Globo. Apesar de ter o Palmeiras atuando na terça-feira seguinte pela Libertadores, a emissora poderia ter transmitido o dérbi no sábado, já que naquele feriado foi este o dia escolhido para transmitir Red Bull Bragantino x São Paulo no fim de semana marcado também pelas transmissões dos desfiles de carnaval na TV Globo.

Agora, neste fim de semana, mais uma vez a Globo optou pelo duelo entre São Paulo e Red Bull Bragantino, marcado para o domingo às 16h, deixando Corinthians x Palmeiras no PPV. Levantamento feito pela coluna aponta que todos os anos desde 2005 tiveram pelo menos um dérbi transmitido pela TV aberta. A última temporada que passou em branco, como agora, foi a de 2004.

Há 18 anos, Corinthians e Palmeiras se encontraram apenas duas vezes na temporada, ambas válidas pelo Brasileirão. Com formato de grupos, o Paulistão não teve dérbis (o Timão foi eliminado na primeira fase e ainda lutou contra o rebaixamento até a última rodada). No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, a Globo optou pela exclusividade do Premiere na goleada alviverde por 4 a 0 no dia 2 de maio.

No returno, em 29 de agosto, com vitória corintiana por 1 a 0, o PPV também mostrou o jogo sozinho. Mas naquele dia a TV Globo não transmitiu futebol na grade, pois houve o choque com a exibição da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Atenas. A Record, parceira da emissora carioca na época, também não foi autorizada a transmitir. Sem ter os direitos das Olimpíadas, exibiu para São Paulo o duelo entre São Caetano e Flamengo, vencido pelos cariocas por 1 a 0 também.

Até mesmo temporadas que tiveram apenas um dérbi no ano inteiro se salvaram. Em 2008, com o Corinthians rebaixado para a Série B do Brasileirão, o único encontro foi pelo Paulistão, vitória do Palmeiras por 1 a 0 no Morumbi com transmissões da Globo e da Band, além do Premiere. Em 2013, foi a vez de o Palmeiras amargar a segunda divisão nacional. O dérbi solitário daquela temporada aconteceu também no estadual, no dia 17 de fevereiro, com empate em 2 a 2 exibido pelos mesmos canais.

Dérbi apareceu em 11 locais diferentes nos últimos 25 anos

Fazendo o recorte histórico desde a temporada de 1997, há 25 anos, o clássico Corinthians x Palmeiras registra 90 edições, contando com a deste sábado, e transmissões em 11 locais diferentes somando TV aberta, TV paga, PPV e streaming. Entram nesse histórico também partidas válidas pelo Torneio Rio-São Paulo e pela Taça Maria Quitéria, torneio amistoso promovido pelo SBT nos anos 1990.

O canal Premiere foi quem mais transmitiu dérbis, tendo exibido pelo menos 73 jogos, sendo 32 exclusivos. O levantamento foi feito a partir de informações de jornais das épocas dos duelos, além de registros das transmissões na internet e arquivos da coluna. Então é possível que o PPV do Grupo Globo tenha mostrado mais partidas no total, mas sem afetar o número total de exclusividades.

A TV Globo aparece em segundo lugar, com 49 confrontos entre Corinthians e Palmeiras transmitidos no período. A Band vem na sequência com 26, cinco a mais que o canal pago SporTV, que mostrou 21, mas alguns deles com bloqueio de praça para o estado de São Paulo. A ESPN teve 11 transmissões do clássico nos tempos em que mostrava Paulistão e Libertadores nos anos 1990.

O SBT, que com a eliminação do Corinthians na última terça-feira (9) para o Flamengo perdeu a chance de mostrar um dérbi valendo título da Libertadores ainda este ano, mostrou cinco vezes o clássico no período da pesquisa, todos eles entre 1998 e 2003. Dois foram válidos pelo Torneio Rio-São Paulo de 1998, um pela Taça Maria Quitéria do mesmo ano, e os outros dois foram as semifinais do Paulistão 2003, quando a emissora contou com Luciano do Valle na narração do jogo de ida, emprestado pela Band.

A Record, parceira da Globo no futebol entre 2002 e 2006, mostrou apenas quatro vezes o duelo Corinthians x Palmeiras nos últimos 25 anos. Pesou o fato de ter passado uma temporada com o Verdão na Série B, em 2003, além de não ter exibido as semifinais do Paulistão daquele ano, sem falar nas exclusividades do dérbi no Premiere pelo Brasileirão em 2002 e 2004. A emissora mostrou o dérbi no quadrangular final do Paulistão 1997, na primeira fase do estadual em 2005 e 2006, e no segundo turno do Brasileirão em 2006.

Além do YouTube e do Paulistão Play, que fizeram um dérbi pela primeira vez no estadual deste ano, apareceu na lista o extinto canal PSN, que transmitiu a Libertadores no Brasil em 2000 e exibiu as duas semifinais entre Corinthians e Palmeiras junto com Globo e Band.