Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Globo faz recorde de audiência do Brasileiro no RJ com Palmeiras x Flamengo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A transmissão do duelo Palmeiras x Flamengo, que terminou empatado em 1 a 1, no último domingo (21), rendeu à Globo a maior audiência do Campeonato Brasileiro de 2022 no Rio de Janeiro. De acordo com dados da Kantar Ibope Media fornecidos à coluna pela emissora, o jogo marcou média de 31 pontos com 54% de participação sobre o total de televisores ligados entre 16h e 17h55, horário com bola rolando, na região metropolitana da capital fluminense.
O resultado supera a audiência obtida pela Globo no RJ no dia 19 de junho, quando o Flamengo foi derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 0 em jogo que rendeu 28 pontos de média. Cada ponto no Ibope no Rio de Janeiro equivale a 47.601 domicílios, ou 124.692 pessoas.
O recorde do futebol em toda a temporada no Rio de Janeiro, porém, ainda pertence a um jogo entre o Rubro-Negro e o Galo, mas válido pela Copa do Brasil. Na partida de volta das oitavas de final, com vitória flamenguista por 2 a 0, a Globo registrou 39 pontos de média.
Vale lembrar que a competição mata-mata é realizada com jogos noturnos em dias de semana, período em que a televisão costuma ter mais audiência do que as tardes de domingo. Prova disso é que o share (participação sobre o total de televisores ligados) daquela partida foi de 58%, apenas quatro pontos percentuais a mais que o Palmeiras x Flamengo de ontem.
Os 54% de participação também configuraram a maior marca obtida pelo Brasileirão na Globo RJ desde a última rodada da edição de 2020, realizada já em fevereiro de 2021. O Flamengo foi campeão após derrota para o São Paulo em jogo que fez 41 pontos no Ibope e 59% de share em uma noite de quinta-feira.
O Brasileirão não via 31 pontos de média na praça fluminense desde o duelo entre Flamengo e Corinthians realizado no dia 17 de novembro de 2021, pela 33ª rodada na edição do ano passado, mas também um jogo que aconteceu no período noturno. Na ocasião, o share foi de 49%.
Considerando apenas domingos, a Globo fez ontem a maior audiência no RJ com Brasileirão desde a penúltima rodada de 2020, quando o Flamengo bateu o Internacional no dia 21 de fevereiro de 2021 e ficou em vantagem para confirmar o título no jogo seguinte. A emissora registrou 34 pontos com 58% de share na ocasião entre o público do Rio.
Jogo foi bem no Ibope em São Paulo
No Ibope de São Paulo, a Globo registrou 25 pontos de média e 42% de share com a transmissão de Palmeiras x Flamengo. Foi o segundo jogo mais visto do Brasileirão 2022 na praça paulista, superado apenas pelos 28 pontos alcançados pelo clássico entre Corinthians e São Paulo no dia 22 de maio.
A audiência do duelo em pontos superou inclusive o confronto entre Corinthians e Flamengo transmitido pela Globo no mês de julho, quando o Timão venceu o Rubro-Negro por 1 a 0. Na ocasião, a emissora marcou 24 pontos, mas com share maior, de 46%.
A maior audiência do futebol em geral no ano de 2022 no Ibope de São Paulo foi registrada na última quarta-feira (17), quando o Corinthians se classificou para as semifinais da Copa do Brasil superando o Atlético-GO com uma goleada por 4 a 1.
O jogo fez 29 pontos de média e ajudou a Globo tirar da Band o recorde da temporada, que até então era da final do Mundial de Clubes entre Palmeiras e Chelsea, com vitória do time inglês na prorrogação.
Em São Paulo, cada ponto no Ibope equivale a 74.666 domicílios, ou 205.755 pessoas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.