Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Como o horário político "ajuda" a Globo contra semis da Libertadores no SBT
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Globo divulgou sua programação desta semana já adaptada para o horário eleitoral gratuito na televisão em 2022, que começou na última sexta-feira (26) e vai até o dia 29 de setembro. Como um dos blocos da propaganda política fica no ar entre 20h30 e 20h55, a emissora vai empurrar o Jornal Nacional para começar logo depois, adiando o início do capítulo da novela "Pantanal" para 21h55.
Com isso, a emissora acabou ganhando uma "ajuda" para enfrentar a Libertadores no SBT sem precisar fazer muito esforço. A emissora de Silvio Santos vai transmitir Athletico Paranaense x Palmeiras, jogo de ida da semifinal da Libertadores, para todo o Brasil amanhã (30), a partir das 21h30 (horário de Brasília).
A partida vai começar quando o Jornal Nacional ainda estiver no ar, e estará por volta dos 25 minutos do primeiro tempo quando entrar a novela da Globo. Pela programação divulgada, "Pantanal" vai até 23h05, horário que será padrão durante o horário eleitoral gratuito, sem precisar ser "esticada" para enfrentar o futebol na concorrência.
Nas oitavas de final da atual Libertadores, a Globo perdeu para o SBT em São Paulo no horário com bola rolando do jogo de volta entre Boca Juniors e Corinthians. A emissora de Silvio Santos marcou 21 pontos de média, contra 17 do canal carioca, que não mexeu em sua grade de programação para encarar o jogo. A lição foi aprendida, e a Globo respondeu na fase seguinte.
Contra Flamengo x Corinthians, jogo que reunia as duas maiores torcidas do Brasil, a Globo mudou sua programação e esticou o capítulo de "Pantanal" para evitar a fuga de público mais cedo, como havia acontecido no duelo anterior do Timão. Vale lembrar que o SBT não liderou em momento algum contra a novela nas oitavas, mas o fato de ter enfrentado o reality show "No Limite" durante quase todo o segundo tempo foi fundamental para sacramentar a vitória.
A mudança da Globo surtiu efeito. No jogo de ida entre Corinthians e Flamengo, em São Paulo, o SBT fez 22 pontos de média contra 24 da rival, que aumentou a duração dos blocos e diminuiu os intervalos de "Pantanal" para reter o público por mais tempo.
Na volta, com o Corinthians já em desvantagem no confronto após perder em casa por 2 a 0 para o Flamengo, a audiência do SBT em SP foi um pouco menor, 21,5, contra 25,7 da Globo, que colocou no ar um capítulo ainda maior da novela, que ficou no ar até perto das 23h.
O que pode mudar um pouco o jogo agora é a própria dinâmica da audiência em tempos de horário eleitoral gratuito, um período que afasta telespectadores e derruba os índices do Ibope, já que algumas pessoas simplesmente desligam a TV ou migram para outras plataformas quando não querem ver as propagandas políticas.
A grande vantagem da Globo sobre o SBT com futebol é não apenas ter um alcance maior, mas também a constância da grade do horário nobre, que é sustentada há décadas pela sequência novela-telejornal-novela-telejornal-novela a partir das 18h. Haverá uma quebra com a interrupção da programação normal para a exibição do horário eleitoral.
No SBT, o jogo Athletico x Palmeiras começa às 21h30, já que o horário eleitoral não interferiu nas partidas da Libertadores, como a Globo fez com suas competições nacionais. Copa do Brasil e Brasileirão terão jogos iniciados às 21h45 em setembro por causa das mudanças na grade.
Os jogos entre Athletico e Palmeiras acontecem em duas terças-feiras (30 de agosto e 6 de setembro) e serão transmitidos apenas pelo SBT e pelo pay-per-view Conmebol TV, disponível somente a clientes das operadoras Sky (o que inclui a Directv Go) e Claro.
A outra semifinal, entre Flamengo e Vélez Sarsfield, será exclusiva dos canais Disney (ESPN e o streaming Star+), em duelos realizados nas quartas-feiras (31 de agosto e 7 de setembro), também às 21h30.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.