Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que o jogo Athletico x Fluminense não vai passar na televisão hoje

No primeiro turno, duelo entre Fluminense e Athletico teve transmissão do SporTV por causa da Lei do Mandante - Thiago Ribeiro/AGIF
No primeiro turno, duelo entre Fluminense e Athletico teve transmissão do SporTV por causa da Lei do Mandante Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

03/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O jogo Athletico-PR x Fluminense, que acontece hoje (3), às 19h (horário de Brasília), coloca frente a frente dois times que estão bem colocados na classificação do Brasileirão, mas não terá transmissão em nenhum canal de televisão. Apenas no streaming, por meio do Furacão Live (serviço de pay-per-view próprio do clube paranaense) ou do canal do influenciador Casimiro na Twitch, será possível ver o duelo ao vivo.

Mas por que isso acontece? A Globo não possui os direitos de transmissão do Athletico em TV paga e PPV. Assim, nem o SporTV nem o Premiere podem exibir esse jogo. A legislação atual prevê que é do clube mandante o direito exclusivo de comercializar ou realizar a exibição de um jogo de futebol. No primeiro turno, por exemplo, os canais pagos do grupo transmitiram a vitória tricolor por 2 a 1, já que o Flu possui contrato com a empresa.

Só que o assunto não se encerra nessa informação. Apesar de não ter contrato nessas duas mídias com o clube rubro-negro, a Globo possui os direitos de transmissão do Athletico em TV aberta, o que incluiria a possibilidade de exibição gratuita na internet por meio de seu portal, o "Ge". Outros jogos do Furacão em 2019 passaram por essa experiência, como um duelo contra o Grêmio.

A Globo escolheu transmitir Fortaleza x Botafogo para o Rio de Janeiro amanhã (4) às 16h. A emissora não poderia ter optado pelo jogo do Fluminense no seu dia tradicional de futebol porque o Athletico vai jogar na próxima terça-feira (6) contra o Palmeiras pela volta das semifinais da Libertadores. Assim, o Furacão ficou inviabilizado no domingo, apenas dois dias antes do compromisso pela competição continental.

A última saída seria a Globo repetir o que fez em outras ocasiões e produzir uma transmissão exclusivamente para o seu portal na internet, mas não houve o interesse. Assim, Furacão Live e Casimiro serão as únicas opções para torcedores de Athletico e Fluminense neste sábado.

O Furacão Live custa R$ 24,90 por mês na assinatura que dá direito a todos os jogos do Athletico como mandante no Brasileirão. Já as transmissões de Casimiro na Twitch também são fechadas, mas basta uma inscrição paga para ter acesso.

Essa inscrição, popularmente chamada de "sub" na plataforma, custa R$ 7,90 por mês. Clientes do Amazon Prime podem resgatar sem custo adicional uma sub por mês em um canal da Twitch.

O Athletico chegou à 25ª rodada do Brasileirão na sexta colocação, com 39 pontos conquistados. O Fluminense é o terceiro lugar, com 42, oito a menos que o líder Palmeiras, que joga no mesmo horário hoje contra o Red Bull Bragantino, este jogo sim com transmissão do Premiere.