Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasileirão na Globo: veja como está o "top-10" de audiências em São Paulo

Brasileirão 2022 tem tido média de 20 pontos no Ibope em São Paulo com os jogos da Globo - Lucas Figueiredo/CBF
Brasileirão 2022 tem tido média de 20 pontos no Ibope em São Paulo com os jogos da Globo Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

20/09/2022 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasileirão vai ter uma rápida pausa para a data Fifa, só volta à grade da Globo no próximo dia 28, e a coluna aproveitou para fazer um balanço de como está a audiência da competição na TV aberta em São Paulo. E, claro, listar os 10 maiores índices no Ibope entre as partidas exibidas pela emissora.

Até aqui, a TV Globo transmitiu 27 jogos, um por rodada disputada desde o mês de abril. Os dados das audiências das partidas se referem ao período com bola rolando, estão arredondados e foram todos fornecidos pela emissora após a realização de cada jogo, sendo catalogados pela reportagem ao longo da competição.

Pontos a destacar:

- O campeonato registra uma média de 20 pontos na região metropolitana da capital. Cada ponto no Ibope é equivalente a 74.666 domicílios, ou 205.755 pessoas. Ou seja, as partidas do Brasileirão têm conseguido manter a cada minuto em média pouco mais de 4,1 milhões de pessoas sintonizadas na Globo. É um quadro de melhora parcial. A edição anterior fechou com média de 18,4 pontos.

- Os dois jogos de maiores audiências foram clássicos entre São Paulo e Corinthians, nos dois turnos, ambos com 28 pontos de média. Na temporada como um todo do futebol da Globo, esses duelos só perdem para uma partida da Copa do Brasil que marcou 29, que foi a classificação corintiana contra o Atlético-GO nas quartas de final.

- O Flamengo aparece três vezes entre as maiores audiências de São Paulo, o que demonstra sua força na praça paulistana e a geração de um interesse maior em seus jogos contra os grandes paulistas. E o interessante é que foi uma aparição contra cada time da capital.

Top-10 das audiências do Brasileirão na Globo SP até a 27ª rodada:

1º lugar - Corinthians 1 x 1 São Paulo - 22 de maio - 28 pontos de audiência
"" "" - São Paulo 1 x 1 Corinthians - 11 de setembro - 28 pontos
3º lugar - Palmeiras 1 x 1 Flamengo - 21 de agosto - 25 pontos
4º lugar - Corinthians 1 x 0 Flamengo - 10 de julho - 24 pontos
"" "" - Corinthians 3 x 1 Coritiba - 20 de julho - 24 pontos
"" "" - Athletico Paranaense 1 x 1 Corinthians - 15 de junho - 24 pontos
7º lugar - Corinthians 2 x 2 Internacional - 4 de setembro - 23 pontos
8º lugar - Flamengo 3 x 1 São Paulo - 17 de abril - 21 pontos
"" "" - Santos 0 x 1 Palmeiras - 30 de maio - 21 pontos
"" "" - Palmeiras 0 x 0 Atlético-MG - 5 de junho - 21 pontos

Médias por time entre os quatro grandes de SP no Brasileirão até agora:

Corinthians: 23 pontos de média, 9 jogos transmitidos
Santos: 20,5 pontos de média, com apenas 2 jogos exibidos
Palmeiras: 19,9 pontos de média, 7 jogos transmitidos
São Paulo: 19,4 pontos de média, 12 jogos exibidos

Mais destaques do Brasileirão na TV em SP:

- O Santos até agora só apareceu duas vezes na tela da Globo em TV aberta para a região metropolitana de São Paulo. Houve uma outra aparição do Peixe na emissora, mas em um jogo contra o Botafogo que foi gerado pela Globo RJ e exibido na TV Tribuna para a Baixada Santista, que não entra nos números analisados pela coluna. Há uma transmissão marcada para o dia 1º de outubro, contra o Internacional, que pode afetar a média, conforme explicamos nos dois tópicos a seguir.

- A pior audiência do Brasileirão 2022 nas primeiras 27 rodadas foi registrada no duelo Red Bull Bragantino 1 x 1 São Paulo, realizado no dia 23 de abril, o único jogo transmitido em um sábado pela Globo na TV aberta para SP. Isso aconteceu por causa do feriado de Tiradentes, data que recebeu os desfiles das escolas de samba "fora de época" por causa da pandemia. Normalmente, partidas realizadas nas tardes de sábado sem serem decisões de campeonatos vão mal no Ibope.

- A Globo vai repetir essa experiência com o Internacional x Santos do dia 1º de outubro. É o fim de semana do primeiro turno das eleições em todo o país, e o Brasileirão não terá jogos no domingo, dia tradicional do futebol na emissora. Com isso, foi necessário marcar as transmissões para o sábado.

- Mas, como a Conmebol veta a realização de partidas dos campeonatos nacionais de elite ao mesmo tempo em que ocorrem suas finais continentais, a ocorrência da decisão da Copa Sul-Americana na mesma data fez com que a emissora marcasse seus jogos do Campeonato Brasileiro para as 15h, horário totalmente atípico para o fã de futebol na TV aberta. A audiência deve sentir ainda mais o impacto disso.

- A "sorte" do Santos é que os números poderão ser recuperados já na rodada seguinte. A tabela atual da CBF prevê exibição na Globo também do duelo do Peixe contra o Atlético-MG no dia 5 de outubro, uma quarta-feira às 21h30, dia e horário tradicionalmente melhores no Ibope.

- O São Paulo já tem 12 jogos transmitidos pela Globo no Brasileirão 2022. É um avanço da exposição do Tricolor na emissora, já que em toda a edição do ano passado foram 11 duelos exibidos. Ainda faltam 11 rodadas para o fim da competição, e o time do Morumbi tem marcado para a TV aberta no mês que vem um jogo contra o Botafogo no dia 9 de outubro, um domingo. No Campeonato Brasileiro, cada jogo transmitido pela TV Globo deverá render entre R$ 1,3 mi e R$ 1,4 milhão na divisão de cotas em valores atualizados.