Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Final da Libertadores e data Fifa podem apertar times no Brasileirão 2023
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O calendário do futebol brasileiro em 2023, divulgado na noite de ontem (21) pela CBF, trouxe como mudanças mais significativas o fim da ocorrência de jogos do Brasileirão em datas Fifa, e também a realização das finais da Copa do Brasil em fins de semana. Mas manteve um choque que vem ocorrendo nos últimos anos: a realização de rodadas do Campeonato Brasileiro no mesmo fim de semana da final da Libertadores.
A disputa do título da Libertadores já estava marcada para 11 de novembro, um sábado. Nesse mesmo fim de semana, de 11 e 12 de novembro de 2023, o Brasileirão tem agora agendada a sua 34ª rodada. A CBF reservou o dia 8 como "escape", data que pode ser usada para jogos remarcados dos times envolvidos com a decisão continental.
Na atual temporada, esse escape está previsto para 2 de novembro, depois da final continental (29 de outubro), e não antes. O motivo da mudança no ano que vem é a existência de uma data Fifa logo após a final da Libertadores, entre 13 e 21 de novembro. A CBF montou o calendário com a ideia de acabar com a realização de jogos do Campeonato Brasileiro enquanto as seleções desfalcam os clubes.
Se houver novamente times do Brasileirão envolvidos com a disputa do título continental, ou eles terão que jogar pelo campeonato nacional a poucos dias de decidir uma taça mais importante, ou no meio da data Fifa, quebrando um dos principais lemas do novo calendário e podendo perder jogadores para as seleções.
Os únicos outros "escapes" previstos no calendário do futebol em 2023 são no começo do ano, em 18 de fevereiro e 29 de março, no meio dos Estaduais, podendo ajudar times que tiverem jogos adiados por causa do Mundial de Clubes (ainda sem data definida) ou da Supercopa do Brasil (marcada para um sábado, 28 de janeiro).
A final da Copa Sul-Americana, que está marcada para o dia 28 de outubro, também ocorrerá em um fim de semana de Brasileirão. Mas, neste caso, poderá ser mais fácil realocar os compromissos de eventuais times brasileiros envolvidos no "escape" de 8 de novembro.
A menos, é claro, que um mesmo time seja adversário no Brasileirão de um finalista da Sula e de um da Libertadores nas respectivas rodadas das decisões continentais, um cenário bastante improvável, mas não totalmente impossível.
Mudança na final da Libertadores começou choques com Brasileirão
Nas últimas três edições, a decisão continental fez com que a tabela do Brasileirão fosse modificada, causando o adiamento de jogos dos times envolvidos. Em 2019, o Flamengo chegou a ser campeão brasileiro sem estar em campo no fim de semana da taça porque estava justamente voltando de viagem da conquista do título da Libertadores contra o River Plate.
Na edição de 2020, já em janeiro de 2021, Palmeiras e Santos tiveram jogos adiados para disputarem entre si a taça mais importante do futebol sul-americano, no Maracanã. O Verdão chegou a ter que entrar em campo pelo Brasileirão pouco antes de viajar para a disputa do Mundial de Clubes, que ocorreu praticamente uma semana depois do fim da Libertadores.
No fim do ano, mais uma final de Libertadores teve dois times brasileiros, provocando mudanças nas tabelas de Palmeiras e Flamengo. Para 2022, a CBF ainda não anunciou as datas e horários dos jogos de Flamengo e Athletico-PR, que decidirão a Libertadores, em 29 de outubro.
Esses choques passaram a ficar frequentes quando a final da Libertadores passou a ser disputada em sábados, e não mais nos meios de semana, e em jogos únicos. No ano que vem, a Globo retomará os direitos de transmissão da competição continental em TV aberta com contrato válido até 2026. A emissora também transmite o Brasileirão pelo menos até o fim de 2024.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.