Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

ESPN comemora 78% de aumento na audiência após fusão com Fox Sports

Linha de Passe, da ESPN, esteve entre programas que mais cresceram na audiência em 2022 - Reprodução/ESPN
Linha de Passe, da ESPN, esteve entre programas que mais cresceram na audiência em 2022 Imagem: Reprodução/ESPN

Colunista do UOL

24/09/2022 04h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os canais ESPN acumularam uma alta de 78% na audiência de TV por assinatura, entre janeiro e agosto de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados fornecidos à coluna pela emissora.

O resultado está sendo comemorado pela Disney no primeiro ano após a conclusão da fusão da marca com o antigo Fox Sports no começo desta temporada, transformando o antigo canal em "ESPN 4". Só o "Fox Sports 2" ainda está no ar por questões contratuais, mas sem eventos ao vivo ou programação própria.

Em 2022, a Disney fez movimentos importantes no mercado de direitos de transmissão, com as aquisições da Liga das Nações da Uefa, de torneios de tênis, da Fórmula Indy, e as renovações de torneios como o Campeonato Inglês, além de assinar contratos válidos a partir do ano que vem, como a continuidade da Libertadores e a chegada da Copa Sul-Americana e da Recopa.

Mesmo assim, não foram só os eventos esportivos ao vivo que fizeram a ESPN crescer na audiência. Entre março e agosto deste ano, por exemplo, o "Linha de Passe" teve aumento de 92% entre o público geral de TV por assinatura. O "Bola da Vez" registrou crescimento de 69%, enquanto o "SportsCenter 4ª Edição" ampliou seu público em 46%.

Outras atrações tiveram crescimentos expressivos dentro do público-alvo do canal, como o "ESPN F360" e "ESPN F90", que ampliaram a audiência em 60% e 42%, respectivamente, entre setembro do ano passado e agosto de 2022 na faixa de homens dos 18 aos 49 anos.

Mas é claro que as transmissões esportivas impulsionaram também os números dos canais. O último mês de agosto, marcado pelo retorno do futebol europeu e de eventos como as quartas de final da Libertadores entre Palmeiras e Atlético-MG, exibidas com exclusividade pela ESPN na TV paga, registrou aumento de 117% de audiência do que os canais tiveram no mesmo período em 2021.

O sucesso comemorado pela Disney bate com uma apuração do site 'NaTelinha' publicada no começo deste mês, e que mostrou o canal principal da ESPN com média de 0,19 ponto em agosto no PNT (Painel Nacional de Televisão), décimo colocado no ranking geral e muito próximo ao líder do segmento de esportes na TV paga, o SporTV, que registrou 0,21 no mesmo período.