Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 eventos esportivos que vão mudar de canal ou streaming em 2023

Transmissões esportiva passarão por mudanças na temporada 2023, com destaque para eventos da Conmebol - Alex Pantling/Getty Images
Transmissões esportiva passarão por mudanças na temporada 2023, com destaque para eventos da Conmebol Imagem: Alex Pantling/Getty Images

Colunista do UOL

26/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A temporada 2023 vai trazer novidades no mundo da transmissão esportiva no Brasil. Já há competições que têm confirmadas oficialmente mudanças de canal e/ou serviço de streaming no ano que vem na televisão e na internet.

A coluna separou cinco eventos que terão modificações na forma como você assiste, explicando ainda o impacto que cada mudança terá para o espectador e fã de esportes. Mas também, como bônus, mostramos outros campeonatos que ainda estão com seus futuros em aberto na TV.

Eventos que vão mudar de canal:

1 - Copa Libertadores

Após três edições, a Libertadores vai voltar à Globo na TV aberta em 2023. A emissora carioca, que deixou as transmissões do torneio continental em 2020 alegando questões financeiras relacionadas à pandemia para rescindir o contrato com a Conmebol, retoma o lugar que foi ocupado pelo SBT.

No período em que foi exibida pelo canal de Silvio Santos, a competição viu serem definidas três finais 100% brasileiras, com vitórias do Palmeiras sobre Santos (edição de 2020) e Flamengo (2021), e mais uma por disputar no próximo dia 29 de outubro entre Flamengo e Athletico Paranaense.

Na Globo, a competição terá praticamente as mesmas regras que o SBT seguiu desde 2020: a emissora carioca poderá escolher dois jogos por rodada na fase de grupos, com rede dividida entre eles, e apenas um para todo o Brasil em cada rodada dos mata-matas (o que inclui as fases preliminares e também as finais). Nessas fases eliminatórias, o canal aberto escolhe o jogo que quiser transmitir.

Mas essa não é a única mudança da Libertadores. Também após três anos, a Conmebol TV, canal criado para herdar o antigo pacote do Sportv na TV paga, deixa as transmissões. Será substituída pelo serviço de streaming pago Paramount+. Esse pacote possui as escolhas secundárias de jogos, ficando com metade da fase de grupos, dos mata-matas e podendo transmitir a final em VT com atraso.

A ESPN e o Star+, do Grupo Disney, seguem com os direitos de transmissão do pacote principal de plataformas pagas. Os canais terão prioridade de escolhas sobre três jogos da fase de grupos (não são três jogos por rodada, e sim três jogos selecionados dentre os 96 possíveis que nem a Globo poderá transmitir), além de escolher antes da Paramount no rodízio de todas as etapas da competição, podendo mostrar a final ao vivo, o que a concorrente do streaming não poderá.

Quem também deixa a competição é o Facebook, após quatro temporadas de transmissões por streaming gratuito. O pacote da rede social da Meta foi extinto na licitação realizada pela Conmebol no começo do ano e substituído por um de melhores momentos em tempo real que o aplicativo OneFootball comprou. Todos os novos contratos serão válidos até o fim da temporada de 2026.

2 - Copa Sul-Americana

Fora da TV aberta desde o fim de 2018, a Copa Sul-Americana voltará a aparecer nesta mídia a partir de 2023. O pacote de transmissões gratuitas foi comprado pelo SBT no mesmo processo de licitação no qual a emissora perdeu a Libertadores para a Globo. O canal de Silvio Santos poderá mostrar um jogo por rodada em todas as fases, além da final ao vivo.

Nas plataformas pagas, será aplicado exatamente o mesmo modelo de transmissões que a Libertadores também vai implantar no ano que vem, com Disney (ESPN e Star+) ficando com o pacote principal e o Paramount+ com o secundário, além dos chamados highlights no OneFootball.

Quem deixa as transmissões da Sul-Americana é a Conmebol TV, que deverá ser extinta após ficar sem nenhum pacote na licitação da entidade. A emissora ainda terá a exclusividade total da final deste ano entre São Paulo e Independiente del Valle, no próximo sábado (1º). Entre 2019 e 2020, o torneio foi exibido pelo streaming DAZN, que rescindiu o acordo assim como a Globo fez no período de pandemia.

3 - Recopa Sul-Americana

Outra competição que ficou restrita ao DAZN (2019-2020) e à Conmebol TV (2021-2022) nas últimas temporadas por fazer parte do pacote da Copa Sul-Americana, a Recopa agora será exclusiva da Disney no Brasil entre 2023 e 2026. Isso porque a Conmebol colocou o torneio, que opõe os campeões da Libertadores e da Sul-Americana, agora como parte do pacote principal de plataformas pagas da Libertadores, vencido na licitação pela dona da ESPN e do Star+.

4 - Brasileirão Feminino

O Campeonato Brasileiro Feminino muda de emissora na TV aberta em 2023. A Band se despediu das transmissões no último sábado (24) com a conquista tetra do Corinthians na competição.

Quem assume no ano que vem é a Globo, que anunciou em janeiro um acordo com a CBF que incluía ainda a TV paga até 2024. O Sportv já entrou nas transmissões da atual temporada, mas havia contrato assinado com a Band pela exclusividade em canal aberto.

No comunicado divulgado pela Globo no fim de janeiro deste ano, a emissora disse que exibirá em canal aberto "o melhor da fase decisiva". Na Band, o Brasileirão Feminino tinha um jogo por fim de semana desde a primeira fase.

O Sportv seguirá com os direitos de dois jogos por rodada na TV por assinatura. Os demais duelos ficam disponíveis por streaming na Eleven Sports, que também assinou contrato até 2024 para transmissões gratuitas na internet.

5 - UFC

O UFC, maior competição de MMA do mundo, vai voltar a aparecer na TV aberta em 2023. Os direitos foram negociados com a Band, que poderá exibir 12 eventos ao vivo na temporada, um por mês. A estreia deve ocorrer com o UFC 283 em janeiro do ano que vem, a ser realizado no Rio de Janeiro, mas sem card definido.

Mas, como essa não é exatamente uma "mudança" de canal, pois o evento estava fora da TV aberta desde 2018, quando a TV Globo deixou as transmissões, o UFC é citado neste texto porque vai mudar no pay-per-view.

Termina no fim de 2022 a histórica parceria com o Grupo Globo, que fez do canal Combate a "casa do UFC" em PPV no Brasil por duas décadas. Com o encerramento do contrato, a organização vai implantar no país o seu próprio streaming, o UFC Fight Pass. O serviço promete custar a partir de R$ 24,90 por mês e oferecer 100% dos eventos ao vivo, além de um acervo com lutas históricas e outros eventos de lutas.

Eventos que ainda podem mudar de canal:

1 - Campeonato Carioca

Dos principais estaduais do Brasil, o Campeonato Carioca é o que tem a situação mais indefinida para 2023. Nas últimas duas temporadas, a Record transmitiu em TV aberta, enquanto os outros jogos foram exclusivos do sistema PPV, seja com canal próprio nas operadoras de TV, por streaming, ou pelos canais de clubes na internet.

Em 2022, os mesmos jogos da Record estiveram disponíveis de graça na internet por meio de parcerias com streamers como Casimiro, Gaules e Ronaldo TV, na Twitch, e o canal Camisa 21, no YouTube.

Mas a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) rompeu com a Sportsview, agência responsável pela comercialização do campeonato em 2021 e 2022. Os novos contratos serão tocados pela agência Brax, que ainda não anunciou qualquer acordo para o ano que vem.

2 - Brasileirão Série B

O contrato atual com o Grupo Globo, que abrange todas as mídias, se encerra em 2022. Ainda não há uma indicação oficial por parte da CBF ou dos clubes sobre renovação ou mudança de canal no ano que vem. De qualquer maneira, como a segunda divisão nacional faz parte das negociações para a formação de uma nova liga de clubes para gerir o Campeonato Brasileiro a partir de 2025, qualquer acordo deve valer apenas até 2024.

3 - Brasileirão Série C

O contrato com o DAZN, que começou em 2019, também se encerra em 2022. Nesta última temporada, o serviço de streaming dividiu os direitos com NSports e OneFootball (streaming pago), TikTok (streaming gratuito), DSports (canal esportivo da operadora via streaming Directv Go) e a Band nas regiões Norte e Nordeste. Assim como no caso da Série B, não houve anúncio oficial sobre o destino do torneio em 2023.

4 - Campeonato Alemão

Única das principais ligas nacionais europeias fora do Grupo Disney, a Bundesliga está em sua última temporada do atual acordo com o aplicativo OneFootball e com a Band em TV aberta. Se houver alguma mudança, será válida a partir do meio de 2023, quando começará uma nova edição do Campeonato Alemão.