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Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sucesso de audiência no SporTV, Mundial de Vôlei deveria ter final na Globo

Brasil está na final do Mundial Feminino de Vôlei contra a Sérvia, no próximo sábado (15) - Divulgação
Brasil está na final do Mundial Feminino de Vôlei contra a Sérvia, no próximo sábado (15) Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

13/10/2022 17h54

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A seleção brasileira feminina de vôlei venceu a Itália e garantiu vaga na final do Campeonato Mundial, que será realizada no próximo sábado (15), às 15h (horário de Brasília), contra a Sérvia. A competição, impulsionada por atuações marcantes do time comandado por José Roberto Guimarães, tem sido sucesso de audiência no SporTV e deveria ter espaço na TV aberta em sua decisão.

A coluna apurou que, até o momento da publicação deste texto, não havia indicações na Globo sobre uma possível exibição da final em TV aberta. De qualquer maneira, a transmissão de Brasil x Sérvia já está confirmada no SporTV2, que exibe o torneio desde o início, em setembro.

De acordo com dados da Kantar Ibope Media, o SporTV2 conseguiu a liderança absoluta entre todos os canais de TV paga com a transmissão da classificação brasileira diante do Japão, nas quartas de final, na última terça (11). Foram mais de 1,3 milhão de pessoas diferentes alcançadas pela exibição do jogo, que teve tons de emoção com a virada do Brasil após sair perdendo por 2 sets a 0.

Os dados consolidados da audiência na semifinal, contra a Itália, só devem sair amanhã. Mas uma coisa é fato: a competição caberia perfeitamente na TV aberta no jogo que pode significar um título inédito para o país na modalidade feminina. O Brasil, que é bicampeão olímpico (2008 e 2012), nunca conseguiu um título do Mundial.

Embora a Globo sempre tenha compromissos comerciais e uma grade rígida, abrir uma exceção para um momento que pode ser histórico no vôlei feminino nem seria tanta "exceção" assim no mês de outubro.

No primeiro fim de semana deste mês, a emissora já modificou sua grade de sábado para fazer caber o Brasileirão às 15h, resultado de uma combinação entre eleição presidencial no domingo e a impossibilidade de marcar o jogo mais tarde por causa a final da Copa Sul-Americana no mesmo dia.

No sábado seguinte, dia 9, a Globo mais uma vez alterou a programação para transmitir as finais da excelente Taça das Favelas, que rendeu audiências entre 9 e 10 pontos no Ibope de São Paulo, e 13 e 14 no Rio de Janeiro. Com o peso de uma decisão de um esporte no qual o Brasil tem tanto peso e tradição, fica difícil imaginar que esses patamares não poderiam ser repetidos com uma boa estratégia de comunicação.