Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Como o SPFC pode ter maior exposição na Globo desde 2015 no Brasileirão
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O São Paulo caminha para ter a maior exposição de jogos em uma mesma temporada do Brasileirão na Globo SP desde 2015. Com a transmissão do clássico contra o Palmeiras, hoje, o Tricolor vai alcançar a marca de 14 partidas transmitidas em sua campanha na atual edição do campeonato nacional, igualando a quantidade de exibições de 2020, quando brigou pelo título em boa parte do torneio, e também em 2017.
A tabela detalhada atualmente disponível no site da CBF já prevê outra transmissão do São Paulo na Globo na rodada do próximo fim de semana. Será o jogo contra o Juventude, no domingo (23), às 16h. Confirmada a exibição desta partida, a 15ª, o Tricolor terá o maior número de exibições em TV aberta para a praça paulista nos últimos sete anos.
Em 2015, quando o São Paulo terminou o campeonato na 4ª colocação, foram transmitidas 17 partidas, mesmo número registrado nas temporadas de 2013 e 2014. A partir de então, o time acabou perdendo espaço para o Palmeiras, que fez campanhas de protagonista em quase todas as edições.
Como comparação, em 2015, por exemplo, o Palmeiras teve apenas quatro jogos exibidos na Globo SP em toda a trajetória no Brasileirão, quando fez campanha de meio de tabela, sem muito brilho nos pontos corridos (foi campeão da Copa do Brasil na mesma temporada). Em 2016, porém, o Verdão foi campeão brasileiro e pulou para 12 transmissões, mesmo número que o São Paulo teve naquele ano.
No ano de 2017, quando o Palmeiras foi vice-campeão, o Verdão teve 13 transmissões, contra 14 do Tricolor. Em 2018, com novo título alviverde, foram 13 jogos para ambos. Na temporada de 2019, o Palmeiras teve novamente 13 jogos exibidos, contra apenas 10 do São Paulo.
Com a briga pelo título e liderança em boa parte do campeonato, o São Paulo saltou para 14 transmissões em 2020, ano no qual o Palmeiras teve apenas nove, também motivado pelo fato de jogar a Libertadores no SBT, que marcava seus jogos para terças-feiras e inviabilizava as exibições aos domingos na Globo pelo Brasileirão.
No ano passado, Palmeiras e São Paulo voltaram a empatar, com 11 jogos cada. Se não houver alterações na tabela atual da CBF, o Verdão vai chegar à última rodada do Brasileirão com 11 jogos transmitidos, contra 15 do Tricolor. A Globo ainda não selecionou quais duelos vai exibir em TV aberta na 38ª rodada, já que normalmente espera para saber qual partida terá mais "valor" na classificação.
Se o Palmeiras chegar já campeão, por exemplo, e o Corinthians estiver garantido na fase de grupos da Libertadores, com o São Paulo ainda brigando por vaga na competição continental, não seria irreal que a Globo escolhesse o jogo do Tricolor contra o Goiás na rodada final do Brasileirão, no dia 13 de novembro, o que elevaria o total de transmissões para 16.
Como o São Paulo teve tanto espaço na Globo em 2022?
Pela tabela atual, o São Paulo terminará o Brasileirão como o time que mais apareceu na Globo aberta na competição. A projeção indica que Palmeiras e Corinthians chegarão à última rodada com 11 jogos, contra os 15 do Tricolor. O Santos aparece muito atrás, com 5. Fora de SP, o Fluminense deve chegar com 13 exibições, enquanto o Flamengo pode registrar 12.
A explicação mais lógica para tamanho espaço em um campeonato no qual o São Paulo só brigou pela ponta nas primeiras rodadas e depois ficou muito longe da briga pelo título é que o time do Morumbi acabou "beneficiado" pelo fato de ter disputado a Copa Sul-Americana.
Enquanto Palmeiras e Corinthians foram constantemente escolhidos pelo SBT para os jogos de terça-feira na Libertadores, o São Paulo atuava quase sempre às quintas na Sula, o que deixava os domingos livres para que a Globo colocasse jogos do Tricolor na tabela sinalizados como TV aberta.
Por que é tão importante medir número de transmissões?
Desde 2019, as contas de número de jogos transmitidos em TV aberta ganharam importância financeira. É que 30% do total do contrato de TV aberta é distribuído entre os clubes da Série A com base no total de jogos transmitidos pela emissora contando todas as praças.
Como a Globo deve terminar o Brasileirão 2022 na casa das 75 transmissões ao vivo em TV aberta, a estimativa é de que cada jogo exibido nesta mídia renda aproximadamente R$ 1,6 milhão por time envolvido. O São Paulo, se terminar com as 15 exibições atualmente previstas, deverá embolsar quase R$ 25 milhões só com esse critério. Esta coluna vai publicar as projeções completas de valores no fim do campeonato.
Qual foi o recorde de transmissões do São Paulo na Globo nos pontos corridos?
Considerando os jogos transmitidos pela Globo SP, o recorde de exibições do São Paulo em TV aberta no Brasileirão de pontos corridos foi registrado na temporada de 2008. Na ocasião, o Tricolor faturou o seu último título nacional até hoje e teve metade da campanha exibida pela emissora. Foram 19 transmissões, mesmo número de jogos que o Palmeiras teve exibidos naquele ano. O Santos teve apenas três.
A explicação para esses números mora no fato de que o Corinthians jogou a Serie B em 2008. Na ocasião, a Globo ainda reservava um dia exclusivo para as transmissões da segunda divisão nacional, os sábados, enquanto os domingos eram divididos pelos grandes paulistas que permaneciam na Série A.
Atualmente, a emissora coloca jogos da "Segundona" nos mesmos dias e horários da elite, ou seja, no modelo de hoje isso não aconteceria mais caso um dos grandes paulistas fosse rebaixado para a Série B, já que este participaria do rodízio normal de transmissões com os demais clubes, a exemplo do que vemos no Rio de Janeiro com o Vasco, em Minas com o Cruzeiro e no Rio Grande do Sul com o Grêmio, entre outros casos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.