Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Final da Copa do Brasil dá maior audiência à Globo com futebol desde 2019
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A transmissão da final da Copa do Brasil, que terminou com título do Flamengo sobre o Corinthians após 1 a 1 no tempo normal e vitória rubro-negra nos pênaltis, fez a Globo conseguir as maiores audiências em São Paulo e no Rio de Janeiro com futebol desde 2019.
Em São Paulo, os 36 pontos de média obtidos pela Globo com a partida foram o melhor resultado não apenas de transmissões esportivas, mas de toda a televisão no ano, superando BBB, novelas e demais produtos de qualquer emissora. Com futebol, a maior audiência do ano era até então a transmissão das quartas de final entre Corinthians x Atlético-GO, que marcou 29 pontos também na Globo.
A emissora não via uma marca tão grande em SP com futebol desde a transmissão de um clássico Corinthians x Palmeiras pelo Brasileirão 2019, realizado na noite de um domingo e que registrou também 36 pontos. A diferença é que, na ocasião, 51% dos televisores ligados estavam sintonizados no futebol, contra 57% no jogo de ontem.
No Rio de Janeiro, a média de audiência da conquista rubro-negra ficou em 42 pontos, com 63% de participação entre os televisores ligados no horário de disputa da partida. Foi o melhor resultado do futebol na Globo RJ desde outro título do Flamengo, a Libertadores de 2019, quando a final contra o River Plate em jogo único marcou média de 47 pontos no Ibope (78% de participação).
Os dados são dos resultados consolidados da Kantar Ibope Media e foram fornecidos pela emissora. Cada ponto em São Paulo equivale atualmente a 74.666 casas, ou 205.755 pessoas. No Rio de Janeiro, o valor de um ponto representa 47.601 domicílios ou 124.692 indivíduos.
Em 2022, o maior índice do futebol no Ibope do RJ era o das oitavas de final desta mesma Copa do Brasil, quando o Flamengo eliminou o Atlético-MG nas oitavas de final em jogo que rendeu média de 39 pontos e 58% de participação.
Com o jogo de ontem, a Copa do Brasil terminou com média de 26,5 pontos de audiência em São Paulo, considerando todas as 10 partidas transmitidas pela Globo. Os menores índices foram registrados na terceira fase, a primeira com exibição em TV aberta, quando a emissora conseguiu 21 pontos de média nos dois jogos entre Corinthians e Portuguesa-RJ.
No Rio de Janeiro, o Flamengo conseguiu uma marca importante nesta Copa do Brasil: nenhum de seus jogos transmitidos pela Globo teve média de audiência inferior a 30 pontos. A campanha vitoriosa do Rubro-Negro ficou com média de 35,6 pontos. Apenas as partidas contra o Altos-PI, as primeiras da trajetória flamenguista do torneio, não foram exibidas em TV aberta e ficaram exclusivas do Amazon Prime Video.
Curiosamente o "pior" resultado do Flamengo na Globo RJ nesta Copa do Brasil foi justamente no jogo de ida da final, quando o feriado de 12 de outubro pode ter atrapalhado os índices do jogo contra o Corinthians na Neo Química Arena. Ainda assim, foram 31 pontos de média.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.