Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo fecha plano para cobrir última final de Libertadores sem direitos

Flamengo e Athletico farão a final da Libertadores no próximo sábado (29) com transmissões do SBT e dos canais Disney - Thiago Ribeiro/AGIF
Flamengo e Athletico farão a final da Libertadores no próximo sábado (29) com transmissões do SBT e dos canais Disney Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

25/10/2022 19h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo fechou o planejamento para a cobertura da decisão entre Flamengo e Athletico no próximo sábado (29). Será a última final de Libertadores que a emissora vai cobrir sem direitos de transmissão, já que a emissora foi confirmada em maio deste ano como a nova detentora da competição em TV aberta no ciclo de 2023 a 2026.

A final da Libertadores será realizada na cidade de Guayaquil e terá transmissão exclusiva do SBT em TV aberta, além da ESPN em TV paga e do Star+ no streaming, a partir das 17h (horário de Brasília).

O esquema de cobertura da Globo inclui o envio de três equipes de reportagem para o Equador, lideradas pelos jornalistas Carlos Gil, Raphael Sibilla e Denise Thomaz Bastos, que vão fazer entradas durante todo o sábado nas programações da TV Globo e do SporTV.

Na TV aberta, a Globo promete uma edição especial do "Globo Esporte" no sábado com participações dos repórteres que estarão no local da final. No domingo (30), o Esporte Espetacular vai acompanhar a chegada ao Brasil do time campeão e a recepção dos torcedores.

No SporTV, a cobertura será mais ampla, mesmo o canal não tendo também os direitos de mostrar a partida. Ao todo, serão oito horas no ar com conteúdos sobre a decisão Flamengo x Athletico.

Os trabalhos começam às 9h, com o "SporTV News", apresentado por Mariana Fontes, passando por edições especiais do "Redação SporTV", com Marcelo Barreto, e do "Seleção SporTV", com André Rizek. Também haverá um pré-jogo às 14h comandado por Luiz Carlos Jr. A programação retorna logo após a partida, com a repercussão do resultado no "Troca de Passes".

No próximo ciclo de direitos, a Globo vai transmitir as finais da Libertadores em TV aberta. A exclusividade em TV paga seguirá com os canais ESPN. A Paramount vai assumir o papel que atualmente é o da Conmebol TV, que possui as finais apenas em VT com algumas horas de atraso.

O SporTV já não podia mostrar as decisões continentais desde a vitória do Flamengo sobre o River Plate em 2019, já que o ciclo atual tem desde o começo esse formato de exclusividade para a detentora do pacote principal, mas que na época era o Fox Sports. Assim, ampliar a cobertura antes e depois das finais tem sido uma estratégia do canal pago da Globo para ganhar audiência na TV por assinatura.